Mundo
Acompanhe:

Charles se torna novo rei do Reino Unido; veja seu primeiro pronunciamento

O antes príncipe de Gales e atual rei, aos 73 anos, é o monarca mais velho a iniciar um reinado

Rei Charles III: conheça o novo rei do Reino Unido (Peter Cziborra/Reuters)

Rei Charles III: conheça o novo rei do Reino Unido (Peter Cziborra/Reuters)

L
Luiza Vilela

Publicado em 8 de setembro de 2022, 15h31.

Última atualização em 8 de setembro de 2022, 15h59.

Após a morte da rainha Elizabeth II nesta quinta-feira, 8, aos 96, Charles Philip Arthur George (Charles III), seu filho mais velho, assume o reinado do Reino Unido. O antes príncipe de Gales e atual rei, aos 73 anos, era o primeiro na linha de sucessão do trono. Conforme aponta a operação London Bridge, Charles assume a coroa já nesta sexta-feira, 9.

O primeiro pronunciamento de Charles acabou de ser emitido pela Família Real em nome dele. Confira:

"Lamentamos profundamente o falecimento de uma soberana querida e de uma mãe muito amada. 'Eu sei que a perda dela será profundamente sentida em todo o país, nos Reinos e na Commonwealth e por inúmeras pessoas ao redor do mundo. Durante este período de luto e mudança, minha família e eu seremos confortados e sustentados por nosso conhecimento do respeito e profundo afeto em que a rainha foi tão amplamente mantida”.

A entrada de Charles como Rei do Reino Unido é, no entanto, temerosa após os mais 70 anos de reinado de Elizabeth II. Uma pesquisa do YouGov — empresa líder internacional de pesquisa de mercado baseada na internet — do segundo trimestre de 2022 revela que, o índice do novo rei é de 42%. Seu filho William, agora primeiro na linha de sucessão, possui 66%. A falecida mãe levava 75% das opiniões positivas entre os britânicos.

Já amanhã, o novo rei se reúne com a atual primeira ministra, Liz Truss, para uma audiência.

Quem é o novo rei do Reino Unido?

Charles era o primeiro na linha de sucessão ao trono e já vinha assumindo algumas funções de Elizabeth II, motivado pela idade da monarca. Ele também foi o único dos quatro filhos que testemunhou a cerimônia de coração da mãe.

Quando tinha 9 anos, Charles se tornou príncipe de Gales, tradicional título como herdeiro do trono britânico. Além desse, o atual rei havia herdado dois outros títulos: Duque da Cornualha e Duque de Edimburgo.

Assim que atingiu a idade, iniciou estudos na Cheam School, próxima de Londres. Anos depois, frequentou Gordonstoun, no norte da Escócia, e Trinity College, em Cambridge.

Hoje, é pai de William e Harry — filhos da primeira esposa, Lady Diana — e avô de cinco netos, todos também na linha de sucessão ao trono. Desde a morte de Diana, em um acidente de carro em Paris, Charles III se casou com Camilla Parker Bowles, antes  Duquesa da Cornualha e, agora, rainha.

Com quantos anos Charles assumiu o reinado?

Após décadas de espera, Charles III assumiu o trono do Reino Unido aos 73 anos — fato que o posicionou como o monarca mais velho a assumir um reinado. O atual rei nasceu no Palácio de Buckingham, em 14 de novembro de 1978, precisamente à 21h14.

Qual a linha de sucessão do rei Charles III?

Depois de Charles, seus filhos (William e Harry) e netos são os próximos na linha de sucessão. O próximo irmão de Charles, o príncipe Andrew, é só o sétimo na linhagem:

  • 1º - Príncipe William: O segundo na linha de sucessão é o príncipe William, de 40 anos, primeiro filho de Charles com a princesa Diana e neto de Elizabeth II;
  • 2º - Príncipe George: O terceiro na linha de sucessão é o primeiro filho de William, o príncipe George (9 anos), bisneto da rainha;
  • 3º - Princesa Charlotte: A quarta é a segunda filha de William, princesa Charlotte (7 anos);
  • 4º - Príncipe Louis: O quinto na linha de sucessão é o filho mais novo de William, príncipe Louis (4 anos);
  • 5º - Príncipe Harry: Em sexto na linha de sucessão vem o segundo filho de Charles e irmão mais novo de William, o príncipe Harry (37 anos);
  • 6º - Príncipe Andrew: Em sétimo, vem o terceiro filho da rainha Elizabeth II, príncipe Andrew (62 anos), e depois seus filhos;
  • 15º - Príncipe Edward: O príncipe Edward (58 anos), filho mais novo da rainha, vem em 14º, seguido por seus filhos;
  • 18º - Princesa Anne: E a princesa Anne (72 anos), segunda mais velha atrás de Charles, é a 17ª, seguida por seus filhos.

Anne é a última na linha de sucessão dentre os filhos da rainha (embora seja a segunda mais velha, só atrás de Charles) por uma lei antiga do reino que dava preferência a herdeiros homens, o que fez os príncipes Andrew e Edward passarem a sua frente.

LEIA TAMBÉM:

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos

Últimas notícias da Rainha Elizabeth II: rainha morre aos 96 anos