Mundo

Chance de El Niño em 2014 passa de 50%, diz agência dos EUA

Probabilidades de ocorrência do fenômeno durante o verão do Hemisfério Norte cresceram, com potencial de afetar lavouras em todo o planeta


	Ondas causadas pelo fenômeno do El Niño: fenômeno pode causar enchentes e secas dependendo da região do planeta, durante o verão e o outono
 (Jon Sullivan/Wikimedia Commons)

Ondas causadas pelo fenômeno do El Niño: fenômeno pode causar enchentes e secas dependendo da região do planeta, durante o verão e o outono (Jon Sullivan/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2014 às 16h39.

Nova York - As probabilidades de ocorrência do temido fenômeno El Niño ocorrer durante o verão do Hemisfério Norte cresceram no último mês, com potencial de afetar lavouras em todo o planeta, disse nesta quinta-feira a agência de previsões meteorológicas do governo dos Estados Unidos.

O relatório mensal de um centro de previsões do Serviço Nacional de Meteorologia estabeleceu a probabilidade em mais de 50 por cento. Em março, o relatório estimava a chance em cerca de 50 por cento.

O El Niño pode causar enchentes e secas dependendo da região do planeta, durante o verão e o outono. Na terça-feira, o Escritório de Meteorologia da Austrália projetou as chances de El Niño em 2014 em mais de 70 por cento.

O fenômeno, que consiste na elevação da temperatura da superfície do oceano Pacífico, afeta os padrões de ventos e pode gerar enchentes e secas em diferentes partes do globo, com potencial para reduzir a produção agrícola.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteChuvasClima

Mais de Mundo

Mais de 53 mil deixam Ceuta após acordo entre Espanha e Marrocos

Visto para os EUA pode exigir depósito de US$ 20 mil; veja quem será afetado

Irã diz que pode fechar outras rotas marítimas além do estreito de Ormuz

Após acordo com Hamas, bombardeio de Israel em Gaza deixa dois mortos