Mundo

Carro sustentável é apresentado em SP

Feito de plásticos recicláveis e movido a energia elétrica, veículo pode dar origem a versões utilizáveis já nos próximos anos

Modelo de carro sustentável apresentado pela SAE Brasil (Divulgação/SAE Brasil)

Modelo de carro sustentável apresentado pela SAE Brasil (Divulgação/SAE Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

São Paulo - Um carro sustentável produzido no Brasil foi a grande atração da abertura da décima nona edição da Exposição Internacional de Tecnologia da Mobilidade, inaugurada na terça-feira (5) em São Paulo.O automóvel é totalmente elétrico, pesa menos do que os atuais que estão em circulação e é construído com polímeros recicláveis

Seus componentes são reforçados com fibras naturais e o carpete feito com material de garrafas plásticas recicladas. A roda não utiliza metal, é feita de plástico industrial mais leve que o alumínio. Em 1994, a exposição foi palco da primeira aparição do carro com tecnologia bicombustível, lançado comercialmente em 2003 e que hoje é realidade nas ruas.

Segundo o presidente da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade do Brasil que organiza a feira, Besaliel Botelho, partes do carro sustentável devem estar em uso nos próximos anos. No entanto, ainda será necessário esperar mais tempo para que os carros elétricos passem a ser maioria.

"Há tecnologias que já estão em um dois anos no mercado e outras demoram um pouco mais. O tema da eletrificação do veículo, com certeza vai demorar mais. Há questões a serem discutidas, como modelo de negócios para veículos elétricos, como vamos abastecer. O tempo de recarga de bateria ainda são muito longos, de 12 horas de carga".

A exposição ocorre no Expo Center Norte, em São Paulo, até o dia 7 de outubro.

Leia mais notícias sobre carros elétricos

Siga as notícias do site EXAME sobre Meio Ambiente e Energia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricoscidades-brasileirasInovaçãoMetrópoles globaissao-pauloVeículos

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA