Mundo

Câncer de Lula repercute na imprensa internacional

Site da britânica BBC elogia ex-presidente, mas lembra seu vício de fumar por mais de 50 anos

Lula: imprensa internacional destaca carisma do ex-presidente (Antonio Cruz/ABr)

Lula: imprensa internacional destaca carisma do ex-presidente (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2011 às 13h32.

São Paulo – O câncer encontrado na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva repercutiu na imprensa internacional neste sábado. Da rede árabe Al Jazeera a jornais da Europa, a doença de Lula ganhou destaque.

O site da rede britânica BBC lembrou que Lula foi o primeiro líder de esquerda eleito no Brasil, mas não deixou de censurar sutilmente um mau hábito do ex-presidente, ao lembrar que Lula foi um fumante inveterado por mais de 50 anos.

Já o serviço de notícias em inglês da Al Jazeera destacou a popularidade do ex-sindicalista ao deixar o Palácio do Planalto, próxima aos 80% de aprovação, e a atribuiu ao “robusto crescimento econômico” do Brasil, no período em que Lula o governou. A rede árabe citou ainda a melhoria de vida de “milhões de brasileiros” sob seus dois mandatos.

O britânico The Telegraph lembrou a trajetória de Lula como metalúrgico e líder sindical. Além de citar a elevação de 29 milhões de brasileiros para cima da linha de pobreza, o jornal foi enfático ao afirmar que “a política externa de Lula transformou o Brasil em um poderoso ator global.”

Acompanhe tudo sobre:CâncerDoençasLuiz Inácio Lula da SilvaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã