Mundo

Cameron: bancos britânicos devem pagar bônus menores

Primeiro-ministro britânico criticou pagamento de bônus altos, especialmente no caso do Royal Bank of Scotland, que é de propriedade do governo

David Cameron quer que bancos paguem bônus menores a executivos (Peter Macdiarmid/Getty Images)

David Cameron quer que bancos paguem bônus menores a executivos (Peter Macdiarmid/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2011 às 09h55.

Londres - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, defendeu neste domingo que os bancos britânicos paguem bônus menores a executivos e disse compreender a insatisfação da opinião pública com essa questão.

"No geral, eu quero ver um pagamento de bônus menor do que no ano passado. Especificamente no Royal Bank of Scotland, que é de propriedade do governo -- eles não devem ser os primeiros nos bônus, eles devem ser os últimos", disse o premiê à TV BBC.

Cameron estava referindo-se a uma reportagem do jornal The Sunday Telegraph, segundo a qual o chefe-executivo do RBS, Stephen Hester, receberá um bônus de 2,5 milhões de libras (3,86 milhões de dólares). O jornal acrescentou que o executivo receberá um salário de quase 7 milhões de libras este ano.

O valor total de bônus pagos a executivos deve cair este ano devido aos lucros menores dos bancos de investimentos.

O Centro de Pesquisa de Economia & Negócios da Grã-Bretanha disse em outubro que o setor de serviços financeiros de Londres pagaria um total de 7 bilhões de libras (10,9 bilhões de dólares) em bônus em 2010, uma queda de 4 por cento em relação a 2009.

Cameron disse que o valor levantado pelo The Sunday Telegraph sobre os pagamentos a Hester são "pura especulação" e que nenhum anúncio formal foi feito. Perguntado se o governo poderia fazer alguma coisa sobre os altos bônus, incluindo vetá-los, ele respondeu: "absolutamente".

O governo britânico possui mais de 80 por cento do RBS e também é dono de parte do Lloyds Banking Group. Os dois bancos foram salvos pelos governo após a crise financeira global.

Acompanhe tudo sobre:BancosPolíticaPaíses ricosEuropaReino UnidoFinanças

Mais de Mundo

Eleição em Portugal: como o resultado afetará os imigrantes brasileiros?

O que a supermaioria de Sanae Takaichi no Japão significa para o mundo

Pop Mart leva Labubu ao Festival das Lanternas de Xangai no Ano Novo Chinês de 2026

China define metas para tornar Xangai um centro global de combustíveis verdes até 2030