Mundo

Câmera de loja gravou momento de explosão em Oslo

As vitrines da loja foram quebradas pelo impacto da bomba

Mulheres caminham sobre escombros em local da explosão em Oslo: sete mortos (Thomas Winje Oijord/AFP)

Mulheres caminham sobre escombros em local da explosão em Oslo: sete mortos (Thomas Winje Oijord/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2011 às 17h47.

São Paulo - Uma câmera de segurança de uma loja de eletrônicos no centro de Oslo, capital da Noruega, filmou o momento em que a bomba colocada por Anders Behring Breivik explodiu na última sexta-feira. O vídeo, que foi postado no Youtube nesta quarta-feira, mostra as vitrines da loja sendo quebradas pela explosão e a reação das pessoas que estavam no local.

Logo depois da explosão, clientes e vendedores que estavam no interior da loja correm até a porta para ver o que aconteceu, e voltam para o interior do local em seguida. A loja fica no centro de Oslo, próxima ao complexo governamental que foi atingido pela bomba. Assista às imagens abaixo:

yt thumbnail

A explosão matou pelo menos oito pessoas, mas o número pode aumentar, já que há desaparecidos e a polícia não consegue realizar buscas no local devido aos danos nos edifícios atingidos.

Massacre - A Noruega viveu, no último dia 22, a maior tragédia do país desde a Segunda Guerra Mundial. Dois atentados deixaram, até o momento, um saldo de 76 mortos. Primeiro, uma bomba explodiu no centro da capital, na região onde estão localizados vários prédios governamentais, inclusive o escritório do premiê, Jens Stoltenber.

O segundo ataque aconteceu em uma ilha próxima da capital, Utoya. Lá, Anders Behring Breivik, vestido com uniforme policial, abriu fogo contra jovens reunidos em um acampamento de verão. Ao menos 68 pessoas teriam morrido - de acordo com uma estimativa inicial -, a maioria pelos tiros disparados. Algumas vítimas morreram afogadas após tentar fugir nadando. Breivik foi detido logo em seguida e admitiu o crime.

Acompanhe tudo sobre:EuropaNoruegaPaíses ricosPolíticaTerrorismo

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos