Câmara dos EUA prorroga financiamento para o governo

O projeto de lei, que recebeu 247 votos a favor e 181 contra, prevê a prorrogação do financiamento ao governo federal até 15 de abril e estende o financiamento para o Pentágono até 30 de setembro

São Paulo - A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, onde os republicanos possuem a maioria, aprovou mais um projeto de lei para providenciar financiamento temporário ao governo federal, para impedir que o poder público seja paralisado nas próximas 24 horas por falta de dinheiro. O texto ainda precisa passar pelo Senado, que possui maioria democrata.

O projeto de lei, que recebeu 247 votos a favor e 181 contra, prevê a prorrogação do financiamento ao governo federal até 15 de abril e estende o financiamento para o Pentágono até 30 de setembro - data de encerramento do atual ano fiscal norte-americano.

Os republicanos afirmam que a legislação é, na verdade, referente ao financiamento das tropas dos EUA. "Este projeto de lei não é uma tática política", disse o deputado republicano Hal Rogers, presidente do Comitê de Apropriações da Câmara. "Se você vota contra este projeto, está votando contra os soldados que serviram em três guerras".

Cerca de 15 deputados democratas uniram-se aos republicanos para aprovar o projeto de lei, mas seis republicanos votaram contra. A Casa Branca disse que Obama vai vetar a legislação se ela passar pelo Senado, o que será difícil, visto que os senadores democratas já consideram o projeto de lei rejeitado.

Os democratas da Câmara haviam apresentando anteriormente um projeto de lei que apenas prorrogava por mais uma semana o financiamento ao governo federal, mas o texto foi amplamente rejeitado pela maioria republicana. As informações são da Dow Jones.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.