Mundo

Bulgária impede entrada de 650 imigrantes desde Turquia

Na fronteira entre Bulgária e Turquia cresceu a tensão nos últimos dias, com milhares de refugiados tentando chegar à Europa ocidental


	Refugiados, em sua maioria sírios, esperando em uma rodoviária em Istambul, na Turquia
 (REUTERS/Murad Sezer)

Refugiados, em sua maioria sírios, esperando em uma rodoviária em Istambul, na Turquia (REUTERS/Murad Sezer)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2015 às 17h33.

Sófia - O governo da Bulgária garantiu nesta quinta-feira que impediu o cruzamento ilegal de cerca de 660 refugiados do Oriente Médio, que tentavam chegar ao país através da Turquia.

O ministro do Interior búlgaro, Gueorgui Kostov, explicou perante a imprensa que dois grupos de refugiados que conseguiram cruzar a fronteira foram detidos em diferentes pontos do país.

Na fronteira entre Bulgária e Turquia cresceu a tensão nos últimos dias, com milhares de refugiados do Oriente Médio que tentam se aproximar desde Istambul à zona, com o objetivo de chegar à Europa ocidental.

O governo búlgaro planeja enviar nos próximos dias mil soldados à fronteira para apoiar a polícia nos controles.

"O desdobramento será realizado em várias períodos. Se a situação se complicar, devemos enviar mais militares", garantiu Kostov.

Já o parlamento búlgaro decidiu hoje endurecer as penas pelo tráfico de pessoas, com um novo máximo de dez anos de prisão e multas de até 15 mil euros.

Segundo a rede privada "Nova TV", na cidade fronteiriça turca de Edirne há cerca de 6 mil pessoas, sobretudo sírios, que desejam atravessar a fronteira para a Bulgária, sempre para seguir de alguma forma até a Europa Ocidental, principalmente Alemanha.

A Bulgária constrói desde 2013 uma cerca em sua fronteira com a Turquia, que já conta com 30 quilômetros, embora ainda faltam outros 100 para completá-la.

Os outros 130 quilômetros de fronteira entre ambos países são rios. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRefugiadosTurquiaCrises em empresas

Mais de Mundo

Jogadores do Irã terão de deixar os EUA no mesmo dia das partidas da Copa, diz embaixador

Israel afirma ter atacado cerca de 150 alvos do Hezbollah no sul do Líbano em 48 horas

México monitora áreas com potencial ciclônico e reforça alerta para chuvas intensas

EUA afirmam que ICE priorizará segurança e não deportações durante a Copa do Mundo