Mundo

Bolívia presenteia chefe da ONU com bolo de coca

Ban encheu os anfitriões de elogios e recebeu sorridente o bobo decorado com pequenas folhas de coca

Ban Ki-moon comemora os seus 70 anos durante cerimônia em El Torno, perto de Santa Cruz de la Sierra (David Mercado/Reuters)

Ban Ki-moon comemora os seus 70 anos durante cerimônia em El Torno, perto de Santa Cruz de la Sierra (David Mercado/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2014 às 22h01.

Santa Cruz - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, foi presenteado nesta sexta-feira na Bolívia com um bolo de coca para comemorar o seu aniversário de 70 anos, antes de participar no fim de semana da cúpula G77+China organizada pelo país vizinho.

Ban encheu os anfitriões de elogios e recebeu sorridente o bobo decorado com pequenas folhas de coca, mas se limitou a soprar as velas sem comer o doce em público.

"Os bolivianos são pessoas com um grande coração, com grande sabedoria, que vivem em harmonia com a natureza há milhares de anos", disse Ban, que se animou a dançar uma música folclórica com um lenço branco na mão.

Ban também foi presenteado com um retrato dele feito com folhas de coca e uma jaqueta com motivos indígenas como aquela normalmente usada pelo presidente boliviano, Evo Morales.

Embora a coca seja matéria-prima para produzir a cocaína, Morales defende seu uso para fazer chás, doces e farinhas. A ONU aceitou no ano passado uma exceção para a prática ancestral de mastigá-la contra o mal causado pela altitude, mas a folha de coca continua sendo considerada um narcótico e seu comércio é proibido.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBolíviaDrogasONU

Mais de Mundo

Payroll: EUA cria 256 mil vagas em dezembro, muito acima da previsão do mercado

Coreia do Sul: autoridades tentam prender ex-presidente e chefe da segurança de Yoon renuncia

Colômbia manterá relações com Venezuela, mas não reconhece reeleição de Maduro

Regulamentar conteúdo nocivo na internet 'não é censura', diz ONU