Mundo

Biden chama Trump de 'criminoso condenado' após veredito em Nova York

O atual presidente destacou que é a primeira vez na história do país que uma pessoa condenada pela justiça busca a presidência

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 4 de junho de 2024 às 12h27.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou Donald Trump nesta segunda-feira, 3, de "criminoso condenado", após o anúncio do veredito contra o ex-presidente republicano na última quinta-feira em Nova York, em uma ação criminal histórica.

"Pela primeira vez na história americana, um ex-presidente que é um criminoso condenado busca a presidência", disse Biden durante um evento de arrecadação de fundos em Connecticut. "Amigos, a campanha entrou em um território nunca visto antes", acrescentou o democrata, em uma escalada dramática dos ataques contra seu rival antes das eleições de novembro.

Biden ressaltou que os ataques de Trump ao sistema de justiça americano, com o ex-presidente republicano alegando que o caso foi uma fraude, são ainda mais perigosos: "Por mais perturbador que seja, mais prejudicial é o ataque que Donald Trump faz ao sistema de justiça dos Estados Unidos."

O democrata também criticou Trump por sugerir que mandá-lo para a prisão poderia ser "um ponto de ruptura" para seus apoiadores, uma advertência que aumenta a preocupação com a violência política nas eleições de 5 de novembro. "Ele disse que, se perder, haverá um banho de sangue nos Estados Unidos. Que tipo de homem é esse?", questionou.

O único comentário anterior de Biden sobre o veredicto de Trump havia sido de que ninguém estava acima da lei.

 

 

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Joe BidenDonald Trump

Mais de Mundo

Militares tentam dar golpe de Estado na Bolívia, diz governo do país

Eleitores em estados decisivos confiam mais em Trump do que em Biden, diz pesquisa

Ex-presidente de Honduras é condenado a 45 anos de prisão nos EUA por tráfico de drogas

Biden concede perdão a militares dos EUA condenados por relações homossexuais

Mais na Exame