Bernanke defende mais crédito a pequenas empresas
Washington - O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, pediu aos bancos e órgãos reguladores do país para que procurem meios de assegurar que as pequenas empresas americanas tenham acesso ao crédito que precisam para gerar empregos. "Tornar o crédito acessível para as pequenas empresas é crucial para a […]
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.
Washington - O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, pediu aos bancos e órgãos reguladores do país para que procurem meios de assegurar que as pequenas empresas americanas tenham acesso ao crédito que precisam para gerar empregos.
"Tornar o crédito acessível para as pequenas empresas é crucial para a recuperação da nossa economia e deverá ser o centro de nossos atuais desafios políticos", afirmou Bernanke em observações preparadas para o fórum do Fed sobre a restauração do crédito para pequenas empresas.
O presidente do Fed afirmou que as pequenas empresas são "fundamentais" para combater o desemprego no país e que não está sendo feito o suficiente para assegurar que as companhias financeiramente sólidas possam obter empréstimos.
Os membros do Fed se tornaram preocupados sobre a alta taxa de desemprego nos EUA. A taxa recuou para 9,5% em junho, ante 9,7% no mês anterior, mas o país registrou uma redução do número de empregos pela primeira vez neste ano, com um corte de 125 mil vagas no mês passado. "A formação e o crescimento das pequenas empresas depende decididamente do acesso ao crédito", afirmou Bernanke em suas observações. "Infelizmente, essas empresas reportaram que as condições de crédito continuam muito difíceis."
O fórum é parte de uma missão anunciada pelo Fed em fevereiro para identificar formas de melhorar o acesso ao crédito para as pequenas empresas, que representam cerca de 60% da criação de empregos nos país. Bernanke não fez nenhum comentário sobre as perspectivas para a política monetária. As informações são da Dow Jones.