Mundo

Berlusconi renunciará após aprovação das reformas prometidas à UE

Primeiro-ministro confirmou que vai deixar o cargo quando o Parlamento aprovar as medidas

Silvio Berlusconi vai deixar o cargo de primeiro-ministro (Alberto Pizzoli/AFP)

Silvio Berlusconi vai deixar o cargo de primeiro-ministro (Alberto Pizzoli/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2011 às 16h35.

Roma - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, aceitou colocar seu cargo à disposição assim que forem aprovadas as primeiras reformas econômicas exigidas pela União Europeia (UE), anuncia um comunicado da Presidência da República italiana divulgado nesta terça-feira.

A nota informa o conteúdo da reunião realizada nesta terça-feira entre Berlusconi e o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, horas depois de o primeiro-ministro perder o apoio parlamentar da maioria absoluta durante a votação de ratificação do orçamento estatal de 2010 na Câmara dos Deputados.

Segundo o comunicado, Berlusconi expressou 'grande preocupação com a urgente necessidade de dar respostas pontuais às expectativas dos parceiros europeus com a aprovação dos orçamentos de 2012, oportunamente emendados seguindo a contribuição mais recente com observações e propostas da Comissão Europeia'.

'Uma vez cumprido esse trâmite, o presidente do Governo porá seu cargo à disposição do chefe do Estado, que procederá às consultas frequentes (para formar um novo Governo) dando máxima atenção às posições e propostas de cada força política, tanto da maioria parlamentar que saiu das eleições de 2008 quanto da oposição', acrescenta.

O Executivo de Berlusconi tem pela frente no Parlamento a ratificação de uma emenda aos orçamentos de 2012, já aprovados na semana passada pelo Conselho de Ministros.

Essa grande emenda, cujo conteúdo específico ainda não foi divulgado, inclui as primeiras exigências feitas pela UE a Berlusconi para garantir a estabilidade financeira do país, que tem uma dívida pública de 120% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

* Matéria atualizada às 17h36

Acompanhe tudo sobre:EuropaItáliaPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticaPolíticosSilvio BerlusconiUnião Europeia

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame