Mundo

Berlusconi adia declaração que pode salvar governo

Ex-premiê faria uma declaração sobre a ressurreição do seu partido original de centro-direita, o Forza Italia, com o qual ele entrou na política


	O ex-primeiro-ministro e líder da direita italiana Silvio Berlusconi: magnata da mídia foi recentemente condenado por fraude tributária
 (Alberto Lingria/AFP)

O ex-primeiro-ministro e líder da direita italiana Silvio Berlusconi: magnata da mídia foi recentemente condenado por fraude tributária (Alberto Lingria/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2013 às 20h49.

Roma - O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi adiou para quarta-feira um anúncio que provavelmente interromperá manobras capazes de derrubar o governo, segundo fontes políticas.

Berlusconi, magnata da mídia recentemente condenado por fraude tributária, faria nesta terça-feira uma declaração em vídeo sobre a ressurreição do seu partido original de centro-direita, o Forza Italia, com o qual ele entrou na política, em 1994.

Fontes políticas dizem que Berlusconi, de 76 anos, provavelmente recuará da posição das últimas semanas, quando ameaçava derrubar a coalizão liderada pelo centro-esquerdista Enrico Letta se ele for cassado do Senado por causa da condenação judicial.

Angelino Alfano, secretário nacional do atual partido de Berlusconi, o Povo da Liberdade, disse que seu líder se reunirá na noite de quarta-feira ou na quinta com ministros do partido, e só então tomará uma decisão sobre retirar ou não o apoio ao governo.

Falando à TV estatal, Alfano, que é também vice-premiê, disse acreditar que Berlusconi irá "anunciar o renascimento de um grande movimento político, que teve um impacto positivo na nossa história política".

Fontes do PDL, que substituiu o Forza Italia em 2008, disse que a mensagem pré-gravada será transmitida na quarta-feira, logo antes de uma votação preliminar sobre o destino de Berlusconi em uma comissão do Senado.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticaPaíses ricosEuropaItáliaPiigsSilvio Berlusconi

Mais de Mundo

Trump diz estar confiante em vitória nas eleições diante da queda do desemprego nos EUA

Trump afirma que tem 'plano B' caso tarifas sejam bloqueadas pela Suprema Corte

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump