Mundo

Berlim dá 1º passo para concorrer a sede dos Jogos Olímpicos

Cidade autorizou começo dos trâmites legais com a Confederação Alemã de Esportes Olímpicos para apresentar a candidatura da cidade como sede dos Jogos Olímpicos


	Berlim, Alemanha: cidade quer ser sede das edições dos Jogos de 2024 ou 2028
 (Wilimedia Commons/Axel Mauruszat)

Berlim, Alemanha: cidade quer ser sede das edições dos Jogos de 2024 ou 2028 (Wilimedia Commons/Axel Mauruszat)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2014 às 17h57.

Berlim - O governo de Berlim autorizou nesta terça-feira o começo dos trâmites legais com a Confederação Alemã de Esportes Olímpicos (DOSB, na sigla em alemão) para apresentar a candidatura da cidade como sede dos Jogos Olímpicos para as edições de 2024 ou 2028 do megaevento.

A cidade de Hamburgo também começou o processo de candidatura, e a entidade nacional decidirá em dezembro se a Alemanha concorrerá ou não novamente a sede.

Com a cidade altamente endividada, as autoridades de Berlim apostaram em uma candidatura modesta e que conte com o apoio dos cidadãos, embora não tenham especificado como esse respaldo será garantido.

"As ideias, as preocupações e os desejos dos cidadãos de Berlim devem ser incluídos em um eventual processo de candidatura. É preciso iniciar novas formas de participação popular", explicou o senador de Interior e Esportes da cidade-estado, Frank Henkel.

O prefeito da capital, Klaus Wowereit, lembrou que é preciso avaliar primeiramente a situação em nível nacional e que é necessário saber se Berlim contará com o apoio da DOSB e do governo federal.

Para Wowereit, a Alemanha só terá chances de sediar os Jogos com a candidatura de Berlim, que em 1993 tentou organizar os do ano 2000, mas sem sucesso.

A proposta do governo berlinense conta com a oposição, que considera que, com as dívidas atuais, a cidade não poderia apresentar uma candidatura que custaria em torno de 60 milhões de euros (R$ 181 milhões).

Acompanhe tudo sobre:BerlimCidadesEsportesMetrópoles globaisOlimpíadas

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua