Mundo

Bento XVI acende Círio da Paz

A Missa do Galo será acompanhada por milhares de fiéis procedentes de todo o mundo

O papa Bento XVI acende Círio da Paz: uma banda de música entoou "Noite de Paz", enquanto um ajudante do papa colocou outra vela ao lado do Círio da Paz (REUTERS)

O papa Bento XVI acende Círio da Paz: uma banda de música entoou "Noite de Paz", enquanto um ajudante do papa colocou outra vela ao lado do Círio da Paz (REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de dezembro de 2012 às 15h39.

Cidade do Vaticano - Bento XVI acendeu nesta segunda-feira o Círio da Paz e se prepara para oficiar, às 22h do Vaticano (19h de Brasília), na Basílica de São Pedro, a tradicional Missa do Galo, que, da mesma forma que nos últimos três anos, acontecerá duas horas antes da meia-noite, para poupar o papa, que amanhã também conduzirá as demais cerimônias do Natal.

A Missa do Galo será acompanhada por milhares de fiéis procedentes de todo o mundo. Há dias já não resta nenhuma entrada - que são gratuitas - para a cerimônia, da qual participarão vários cardeais, bispos e outros membros da Cúria Romana.

A celebração durará várias horas e, para não cansar o pontífice e como já é habitual, a missa do Natal será realizada amanhã na Basílica de São Pedro pelo cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone.

Bento XVI voltará ao recinto vaticano amanhã ao meio-dia para ler a tradicional Mensagem de Natal e dividir a bênção "Urbi et orbi" (à cidade de Roma e ao mundo), que serão transmitidas por uma centena de televisões de mais de meia centena de países.

Antes da Missa do Galo, Bento XVI acendeu hoje o Círio da Paz colocado na janela de seu apartamento, com vista para a Praça de São Pedro.

O acendimento do Círio é uma tradição polonesa que João Paulo II seguia e que Bento XVI continua.

Durante o acendimento, o pontífice não pronunciou frase alguma, apenas rezou alguns segundos pela paz no mundo e com a vela fez o sinal da cruz. Depois, no meio da escuridão da tarde-noite romana, cumprimentou com a mão e abençoou os presentes na praça.

Uma banda de música entoou "Noite de Paz", enquanto um ajudante do papa colocou outra vela ao lado do Círio da Paz.

Além disso, o Portal de Belém foi inaugurado pelo arcebispo Giovanni Bertello, governador do Estado da Cidade do Vaticano, perante a presença de vários bispos, sacerdotes e várias centenas de fiéis. Vários coros, alguns deles de crianças, cantaram várias canções natalinas. 

Acompanhe tudo sobre:Bento XVIIgreja CatólicaPapasReligião

Mais de Mundo

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal

Japan Airlines restabelece sistema após sofrer ciberataque

Oposição sul-coreana apresenta moção de impeachment do presidente interino