Mundo

BCs asiáticos alertam sobre entradas de capital excessivas

Asiáticos dizem que o fluxo pode se reveter de forma desordenada se as pressões inflacionárias não forem contidas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2010 às 08h52.

Cingapura - O banco central de Cingapura disse nesta quarta-feira que a Ásia enfrenta riscos maiores de uma disparada nos ingressos de capital, um fluxo que pode se reveter de forma desordenada se as pressões inflacionárias não forem contidas.

A Autoridade Monetária de Cingapura fez o alerta em sua última análise macroeconômica, ecoando as preocupações de muitas economias emergentes sobre as entradas de capital especulativo que elevam o valor das moedas, ações e outros ativos locais.

O presidente do banco central da Coreia do Sul disse nesta quarta-feira que os impostos sobre investimentos estrangeiros em bônus podem ser reconsiderados, enquanto o BC indiano disse que há um custo para administrar as taxas de câmbio com os fluxos voláteis.

Muitos países emergentes estão preocupadas que o aumento dos fluxos especulativos nos últimos meses crie bolhas de ativos que possam desestabilizar suas economias, dificultando a formulação de políticas monetárias.

"Um aumento das pressões inflacionárias que leva à reversão desordenada dos fluxos pode ocorrer se as economias não conseguirem intermediar esses fluxos de forma eficiente", disse o BC de Cingapura.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do SulInflação

Mais de Mundo

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Grupo armado sequestra 13 pessoas perto da fronteira da Colômbia com a Venezuela

Mais na Exame