Mundo

BC alemão eleva previsão de crescimento para cerca de 3%

Berlim - A economia da Alemanha deverá crescer cerca de 3 por cento neste ano, mas a taxa de expansão vai desacelerar após o forte desempenho do segundo trimestre, apontou o banco central do país nesta quinta-feira. As exportações ajudaram a Alemanha a ter melhor performance que os demais países da zona do euro, com crescimento […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2010 às 09h27.

Berlim - A economia da Alemanha deverá crescer cerca de 3 por cento neste ano, mas a taxa de expansão vai desacelerar após o forte desempenho do segundo trimestre, apontou o banco central do país nesta quinta-feira.

As exportações ajudaram a Alemanha a ter melhor performance que os demais países da zona do euro, com crescimento de 2,2 por cento no segundo trimestre sobre o primeiro, a melhor taxa desde a reunificação.

"Estão aumentando os sinais de que a recuperação econômica na Alemanha está casa vez mais autossustentável", avaliou o BC em relatório mensal. "Do ponto de vista atual, pode-se esperar um aumento no PIB (Produto Interno Bruto) real da Alemanha de cerca de 3 por cento em 2010, após quase 2 por cento na previsão de junho."

A previsão é mais otimista que a do ministro da Economia, Rainer Bruederle, que na semana passada disse ver uma expansão "bem acima de 2 por cento".

No entanto, o crescimento deve perder um pouco de força após o salto do segundo trimestre, acrescentou o BC. "Um argumento para isso é que a economia global deverá ter um ritmo mais moderado de expansão no segundo semestre do ano", desacelerando as exportações alemãs.

Já o investimento corporativo segue em alta, com a confiança do setor melhorando nos últimos meses.

Leia mais notícias sobre a Alemanha

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaBanco CentralCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaIndicadores econômicosMercado financeiroPaíses ricosPIB

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos