Mundo

Ban ki-moon inaugura Rio+20 com foco na economia verde

"Vinte anos depois, temos outra chance (...). Não a desperdiçaremos", declarou o secretário-geral da ONU, em referência à Rio-92

Cerca de 86 líderes globais participam da conferência, que ocorre no Riocentro, no Rio de Janeiro
 (Christophe Simon/AFP)

Cerca de 86 líderes globais participam da conferência, que ocorre no Riocentro, no Rio de Janeiro (Christophe Simon/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2012 às 11h26.

Rio de Janeiro - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, abriu oficialmente nesta quarta-feira a Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, onde deverão discutir propostas para a erradicação da pobreza paralelamente à defesa do meio ambiente.

"Vinte anos depois, temos outra chance (...). Não a desperdiçaremos", pediu Ban Ki-moon.

"Estão aqui para salvar sua imagem ou nos salvar?", perguntou por sua vez Brittany Trifold, uma neozelandesa de 17 anos, que com uma mensagem aos líderes buscou alertá-los a tomar ações concretas que beneficiem a humanidade no longo prazo.

Em torno de 86 líderes globais participam da conferência.

O evento ocorre 20 anos depois da Rio-92, quando os países pediram ações para combater as mudanças climáticas, a desertificação e a extinção das espécies.

O encontro começou com a exibição de um curta-metragem de três minutos chamado "Bem-Vindos à Antropocena", com imagens dramáticas sobre as mudanças no meio ambiente desde a Revolução Industrial.

Antropocena é o nome dado por cientistas para a nova era da história da Terra. Deriva do grego para indicar a "era dos humanos".

Cerca de 191 discursos devem ocorrer até a sexta-feira, quando os líderes encerrarão a conferência dando seu parecer sobre o documento de 53 páginas fechado pelos negociadores na terça-feira.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteONURio+20Sustentabilidade

Mais de Mundo

Coreia do Sul irá reformar pistas de vários aeroportos após acidente da Jeju Air

Novo primeiro-ministro francês enfrenta primeiro momento-chave para sobrevivência de seu governo

Posse de Trump tem esquema de segurança contra ameaça de "lobos solitários"

Negociadores discutem “pontos técnicos”, mas trégua em Gaza já está fechada, diz Hamas