Mundo

Ator de "Narcos" toma posse como primeiro-ministro do Peru

Del Solar ocupou um cargo no governo pela primeira vez em 2016, ao assumir o Ministério da Cultura

Salvador del Solar: de Narcos a primeiro-ministro do Peru (Guadalupe Pardo/Reuters)

Salvador del Solar: de Narcos a primeiro-ministro do Peru (Guadalupe Pardo/Reuters)

E

EFE

Publicado em 11 de março de 2019 às 20h55.

Lima - O advogado, ator e diretor Salvador del Solar, de 48 anos, tomou posse nesta segunda-feira como novo primeiro-ministro do Peru, cargo no qual sucederá César Villanueva, que renunciou na última sexta.

Del Solar, que foi ministro da Cultura do ex-mandatário Pedro Pablo Kuczynski, assumiu oficialmente o posto em cerimônia realizada no Palácio de Governo de Lima, com a presença do presidente Martín Vizcarra.

O novo premiê é um popular ator de cinema e televisão em seu país, formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP). Entre os diversos papéis que representou nas telas, foi o protagonista de "Pantaleão e as Visitadoras". Também fez uma pequena participação na série "Narcos", interpretando padre Sobrino. Como diretor, destacou-se por "Magallanes", indicado a melhor filme ibero-americano no Prêmio Goya de 2015

Del Solar ocupou um cargo no governo pela primeira vez em 2016, ao assumir o Ministério da Cultura. Ele pediu renúncia após Kuczynski conceder indulto, no dia 24 de dezembro de 2017, ao ex-presidente Alberto Fujimori.

Enquanto Del Solar ocupava este posto foi revelado o megaescândalo de corrupção envolvendo o grupo brasileiro Odebrecht no país. O braço peruano da operação Lava Jato comprometeu os ex-presidentes Alejandro Toledo, Alan García, Ollanta Humala e o próprio Kuczynski.

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos, Del Solar pediu, na época, respeito à ordem jurídica e a investigação "até as últimas consequências de qualquer pessoa ou instituição que possa ter tido algo a ver com a corrupção".

Quando a imprensa peruana começou a especular, hoje de manhã, que Del Solar seria anunciado como primeiro-ministro, diversos setores políticos manifestaram o desejo de que seja aberto ao diálogo e evite confrontos, com um perfil diferente daquele que a oposição e até alas ligadas ao governo atribuem a Villanueva.

Além de nomear Del Solar, o presidente do Peru, Martín Vizcarra, remodelou as pastas de Educação (que terá à frente a educadora Flor Pablo Medina); Agricultura e Irrigação (assumida por Fabiola Muñoz); Produção (Rocío Barrios); Habitação e Construção (Carlos Bruce); Mulher e Populações Vulneráveis (Gloria Montenegro); Ambiente (Lucía Ruiz), Cultura (Ulla Holmquist) e Desenvolvimento e Inclusão Social (Paola Bustamante). EFE

Acompanhe tudo sobre:Peru

Mais de Mundo

EUA usaram IA em operação que capturou Nicolás Maduro, diz jornal

Em Munique, Rubio afirma que EUA querem 'uma Europa mais forte'

Principal opositor de Putin foi morto por veneno raro encontrado em rã, dizem europeus

Parentes de presos políticos começam greve de fome na Venezuela