As imagens do terremoto que matou dezenas na Indonésia
A Indonésia é particularmente vulnerável a tremores de terra, pois fica sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica
Vanessa Barbosa
Publicado em 7 de dezembro de 2016 às 10h15.
Última atualização em 7 de dezembro de 2016 às 10h22.
São Paulo - Pelo menos 97 pessoas morreram e centenas ficaram feridas em Sumatra, na Indonésia, depois que um forte terremoto levou ao chão dezenas de edifícios na manhã desta quarta-feira.
O abalo de 6,5 graus na escala Richter ocorreu às 5h03 locais (20h03 em Brasília) na cidade de Pidie Jaya, localizada a 120 km da província de Aceh, no extremo norte da ilha, epicentro do terremoto, informou o Serviço Geológico dos EUA.
Ele durou cerca de três minutos e foi seguido por outros cinco tremores de menor intensidade. As autoridades de resgate temem que muitas pessoas ainda estejam presas sob os escombros das construções e trabalham intensamente para encontrar sobreviventes.
Ao menos 1.500 pessoas, metade delas militares, estão envolvidas nos resgates. Devido à imensa quantidade de feridos (cerca de 500 até o momento), o atendimento médico nos hospitais locais está em situação precária.
Apesar do forte terremoto, nenhum alerta de tsunami foi emitido. A região do tremor é a mesma onde em 2004 um terremoto de mais de 9 graus na escalaRichterformou um tsunami no Oceano Índico que matou cerca de 230.000 pessoas.
A Indonésia é particularmente vulnerável a tremores de terra, pois fica sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica e que, por ano, é abalada por cerca de 7.000 tremores.
Este vídeo amador publicado no Youtube dá a dimensão do estrago provocado pelo terremoto nesta quarta-feira: