Mundo

As 5 marcas globais mais verdes em 2011

Ranking elaborado pela consultoria Interbrand avalia as empresas mais sustentáveis segundo o desempenho ambiental e a percepção dos consumidores

De acordo com o relatório Interbrand, a chave para a performance ambiental da Toyota está na tecnologia híbrida desenvolvida para seus carros (Getty Images)

De acordo com o relatório Interbrand, a chave para a performance ambiental da Toyota está na tecnologia híbrida desenvolvida para seus carros (Getty Images)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 4 de agosto de 2011 às 06h00.

São Paulo – A preocupação das empresas com a sustentabilidade aumenta a cada ano, estimulada, em parte, por uma crescente demanda social e, em parte, por exigências de mercado. Todos estão de olho. E para se destacar, não basta “agir verde”, é preciso divulgar as ações ambientais.

O levantamento “Best Global Green Brands” da consultoria Interbrand, referência mundial em gestão de marca, aponta as companhias líderes não só na implementação de práticas sustentáveis mas também na capacidade de comunicar eficazmente seus esforços para os consumidores. O estudo combina a percepção pública dos consumidores com a performance ambiental demonstrada a partir de informações e dados disponíveis para o mercado. Confira a seguir as 5 primeiras colocadas no ranking.

1 – Toyota

A fabricante de carros japonesa lidera a lista de marcas mais sustentáveis, posição alcançada graças à associação de bom desempenho ambiental e alta percepção por parte dos consumidores – em grande medida, devido ao seu híbrido Prius. Lançado em 1997, o carro que se tornou sinônimo de veículo ecológico já está em sua terceira geração e é líder de vendas no Japão.

Na avaliação da Interbrand, para além do carro verde, a sustentabilidade ambiental está profundamente enraizada na marca e tem sido uma prioridade de gestão desde 1992, quando a empresa adotou a "Toyota Carta da Terra", que resultou em melhorias no uso de energia, consumo de água, redução da geração de resíduos tóxicos e das emissões de gases efeito estufa.

2 – 3M

Segunda colocada na lista, a 3M implementou suas primeiras políticas verdes há 35 anos. De lá pra cá, de acordo com a consultoria, a empresa tem sido bem sucedida na pesquisa e no desenvolvimento de materiais renováveis como substitutos para polímeros à base de petróleo.


A Interbrand destaca como positivo o fato do conglomerado multinacional conseguir reconhecimento por seu desempenho ambiental e gestão de energia - incluindo o prêmio "Energy Star Award Excellence", concedido pela Agência Americana de de Proteção ao Meio Ambiente(EPA) e pela Departamento Americano de Energia.

3 – Siemens

O terceiro lugar no ranking de marcas mais verdes é ocupado pela multinacional da telecomunicação Siemens. Segunbdo a Interbrand, o destaque de desempenho ambiental da empresa alemã vai para o seu programa de eficiência energética, o Green Buildings, que chega a economizar 23 mil MW anualmente. Com esse sistema, as sedes da empresa na Europa deixam de gastar até 1,86 milhões de dólares.

4 - Johnson & Johnson

Líder mundial em produtos de limpeza e higiene, a Johnson & Johnson ocupa o quarto lugar no ranking de marcas mais verdes da Interbrand. De acordo com a consultoria, desde 1990 a empresa tem objetivos ambientais definidos e a cada cinco anos renova suas metas. Em algumas áreas, como redução de emissões de CO2, os resultados são superados, diz o relatório. Além disso, a empresa pertence a uma série de coalizões corporativas dedicadas à gestão ambiental. Segundo a consultoria, a percepção das ações ambientais da marca pelos consumidores contribui para colocar a Johnson & Johnson entre as cinco marcas mais verdes.

5 – HP

Como empresa de tecnologia de ponta com soluções que vão desde centros de dados à computadores pessoais, a HP tem muitas oportunidades no campo da sustentabilidade - bem como desafios. A empresa tem se esforçado em desenvolver tecnologias e produtos mais eficientes em energia. Segundo a Interbrand, depois de ser alvejada pelo Greenpeace em 2009, a marca também tem feito progressos na eliminação de substâncias tóxicas e, no geral, apresenta um bom desempenho em termos de sustentabilidade ambiental, mas ainda precisa divulgar melhor suas ações.

Acompanhe tudo sobre:ImagemMeio ambienteSustentabilidade

Mais de Mundo

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido

Eleições na Romênia agitam país-chave para a Otan e a Ucrânia

Irã e Hezbollah: mísseis clonados alteram a dinâmica de poder regional