Arquipélago norueguês perto do Polo Norte tem recorde de calor

Arquipélago de Svalbard, a 1.000 quilômetros do Polo Norte, registrou 21 graus pela primeira vez em mais de 40 anos neste sábado

Svalbard, o arquipélago norueguês no Ártico, atingiu temperaturas acima de 20 graus neste sábado, a mais quente já registrada há mais de 40 anos e quase igual ao recorde absoluto, segundo o Instituto Meteorológico da Noruega

Com um pico de 21,2 graus na tarde deste sábado, o arquipélago experimentou seu segundo dia mais quente desde o início dos registros meteorológicos.

O único precedente conhecido é em 16 de julho de 1979, quando o mercúrio atingiu 21,3 graus, disse à AFP a meteorologista de serviço do instituto, Kristen Gislefoss.

O grupo de ilhas, às vezes mais conhecido como Spitzberg, fica a cerca de 1.000 quilômetros do Polo Norte.

O pico de calor deste sábado, que deve durar até segunda-feira, está bem acima do normal sazonal.

As temperaturas usuais em julho, o mês mais quente do Ártico, são da ordem de 5 a 8 graus em Svalbard.

Segundo os cientistas, o Ártico está esquentando duas vezes mais rápido que o planeta inteiro.

Segundo o recente relatório oficial norueguês "Clima em Svalbard 2100", a temperatura média em Svalbard para o período 2070-2100 deve aumentar de 7 a 10 graus entre 1970 e 2000, dependendo do nível de emissões humanas nas próximas décadas.

A mudança já é visível. "De 1971 a 2017, foi observado um aquecimento de 3 a 5 graus, com os maiores aumentos ocorrendo no inverno", afirmou o relatório.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.