Mundo

Apuração ocorrerá em tempo real no Portal EXAME

Assim que a votação for encerrada às 17h do domingo, a totalização dos resultados das urnas eletrônicas das capitais será iniciada

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 15h25.

No próximo domingo (3/10), o Portal EXAME irá acompanhar a apuração dos resultados das urnas eletrônicas. Um placar eletrônico conectado ao sistema da Justiça Eleitoral irá informar em tempo real os resultados nas capitais brasileiras. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a primeira totalização de prefeitos e vereadores está prevista para ocorrer após às 17 horas, horário em que a votação no município deverá estar encerrada. Os eleitores poderão votar entre 8h e 17h.

Segundo Maurício Caldas Melo, coordenador de sistemas administrativos do TSE, "a divulgação das eleições municipais está mais simples com a utilização de tecnologia voltada para a internet".

Dois turnos

Para a grande maioria das cidades brasileiras, as eleições municipais encerram-se neste domingo. Neste ano, apenas 68 dos 5 562 municípios brasileiros poderão ter segundo turno nas eleições. A condição para a cidade ter a segunda etapa de votações é contar com mais de 200 mil eleitores aptos ao pleito. Em razão disso, quatros estados não terão o segundo turno: Acre, Amapá, Roraima e Tocantins.

Palmas, capital do Tocantins, é a capital com menor eleitorado entre as capitais: 112 124 pessoas estão aptas a votar em 3 de outubro. São Paulo é o estado onde haverá mais possibilidade de nova votação, pois há 19 municípios com eleitorado superior a 200 mil. O Rio de Janeiro vem em segundo lugar, com nove cidades.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Milhares de pessoas são retiradas por incêndio fora de controle na Califórnia; veja fotos

Eleições na Venezuela: campanha começa em meio a crise gerada pelo furacão Beryl

Ausência de Milei na reunião do Mercosul ’é lamentável', diz secretária do Itamaraty

Eleições dos EUA: Kamala Harris dispara e ultrapassa Biden no mercado de apostas

Mais na Exame