Após vitória eleitoral, Jacinda Ardern formará governo em 3 semanas

Ardern conquistou a maior vitória eleitoral de seu Partido Trabalhista de centro-esquerda em meio século

Depois de uma vitória eleitoral estrondosa, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse neste domingo que formaria um governo em três semanas, mas não quis dizer se governaria sozinha ou formaria uma coalizão.

Ardern no sábado conquistou a maior vitória eleitoral de seu Partido Trabalhista de centro-esquerda em meio século. Sua nova maioria no Parlamento permitirá que ela forme o primeiro governo de partido único desde que a Nova Zelândia adotou um sistema de votação proporcional, em 1996.

“Embora ainda faltem mais três semanas antes de termos o resultado final, minha expectativa é que vamos trabalhar na formação do governo dentro desse quadro”, disse Ardern em entrevista coletiva.

Os trabalhistas conquistaram 64 das 120 cadeiras no Parlamento unicameral do país.

Nos últimos três anos, Ardern esteve em uma coalizão com o Partido Verde e o partido nacionalista Nova Zelândia Primeiro. Embora ela não precise mais de apoio, as coalizões são a norma na Nova Zelândia, pois os partidos buscam construir um consenso.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?

Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?

Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis

Já é assinante? Entre aqui.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.