Combatente de milícia iraquiana em confronto com militantes do Estado Islâmico (JM Lopez/AFP)
Da Redação
Publicado em 29 de setembro de 2014 às 14h00.
Mossul - Pelo menos nove pessoas, seis delas jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), morreram nesta segunda-feira em enfrentamentos com as chamadas Forças de Proteção da cidade de Sinjar, localizada na província de Ninawa, no norte do Iraque.
Um integrante dessas milícias, Dawoud Kalo, disse à Agência Efe que os outros três mortos eram membros desses grupos de voluntários yazidis que lutam contra o EI com o objetivo de defender sua minoria religiosa.
Os choques duraram três horas e aconteceram próximos de pequenos centros urbanos ao norte da cidade de Sinjar, situada a 120 quilômetros ao oeste de Mossul.
Nele foram utilizadas armas médias e leves que, além das mortes nos dois grupos, provocaram a destruição de três veículos do EI.
Os jihadistas tomaram o controle da comarca de Sinjar, povoada em sua maioria por membros da minoria yazidi, no último dia 3 de agosto, após a retirada das forças curdas, os "peshmergas", o que causou o deslocamento de centenas de milhares de pessoas.
Desde junho, o EI obteve grandes conquistas nas províncias de Ninawa, Saladino e Diyala, na metade norte do país, e declarou um califado nos territórios da Síria e do Iraque sob seu domínio.