Mundo

Ao menos 300 evacuados por forte erupção de vulcão na Guatemala

O vulcão de Fogo, situado 35 km ao sudoeste da capital da Guatemala, lançou colunas de cinzas que alcançaram 2.200 metros sobre a cratera

Vulcão: os habitantes da comunidade Panimaché I foram evacuados preventivamente pela erupção do vulcão (Luis Echeverria/Reuters)

Vulcão: os habitantes da comunidade Panimaché I foram evacuados preventivamente pela erupção do vulcão (Luis Echeverria/Reuters)

A

AFP

Publicado em 5 de maio de 2017 às 20h35.

Cerca de 300 pessoas foram evacuadas nesta sexta-feira de um povoado no sudoeste da Guatemala após uma forte erupção do vulcão de Fogo, informou o organismo de defesa civil.

Os habitantes da comunidade Panimaché I foram evacuados preventivamente pela erupção do vulcão, disse a jornalistas David de León, porta-voz da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).

A entidade declarou alerta pela atividade vulcânica, o que permite ativar os centros de atendimento de emergências nas zonas afetadas.

O porta-voz explicou que os moradores foram trasladados ao município de Santa Lucía Cotzumalguapa, onde também se registrou a presença de cinzas pela erupção do vulcão, de 3.763 metros de altura.

Com a erupção, o vulcão de Fogo, situado 35 km ao sudoeste da capital da Guatemala, lançou colunas de cinzas que alcançaram 2.200 metros sobre a cratera, segundo o Instituto de Vulcanologia (Insivumeh).

Esta é a quarta fase de erupção do vulcão neste ano.

O Insivumeh recomendou à Direção Geral de Aeronáutica Civil tomar precauções com o tráfego aéreo e pediu cautela aos motoristas devido à presença de cinzas nas estradas próximas.

Acompanhe tudo sobre:GuatemalaVulcões

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA