Mundo

ANP regula extração de gás não convencional via fracking

Regulamento exige que a extração do gás não cause prejuízos ao meio ambiente ou à saúde humana, segundo um comunicado divulgado hoje pelo ente regulador


	Gasodutos:  foi proibido o "fracking" a menos de 200 metros de poços de água utilizados para o abastecimento doméstico, público ou industrial, para a irrigação ou que sirvam de poços para animais
 (Divulgação)

Gasodutos:  foi proibido o "fracking" a menos de 200 metros de poços de água utilizados para o abastecimento doméstico, público ou industrial, para a irrigação ou que sirvam de poços para animais (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2014 às 17h31.

Rio de Janeiro - A Agência Nacional do Petróleo (ANP) publicou nesta quarta-feira o regulamento para a extração de gás não convencional no país pela técnica da fratura hidráulica, conhecida como "fracking".

O regulamento exige que a extração do gás não cause prejuízos ao meio ambiente ou à saúde humana, segundo um comunicado divulgado hoje pelo ente regulador.

Entre outras medidas, foi proibido o "fracking" a menos de 200 metros de poços de água utilizados para o abastecimento doméstico, público ou industrial, para a irrigação ou que sirvam de poços para animais.

Os poços devem obrigatoriamente estar revestidos de cimento para evitar possíveis vazamentos de gases associados à técnica, cujos alegados perigos ao meio ambiente causaram polêmica nos Estados Unidos.

Antes de redigir a legislação, a ANP a submeteu a consulta pública por 30 dias, tempo no qual foram reunidos 150 comentários e sugestões de empresas, cidadãos e organizações da sociedade civil.

Em novembro a ANP realizou a primeira licitação para a concessão de blocos exploratórios de gás não convencional, com o objetivo de se iniciarem os estudos para identificar bacias deste tipo de hidrocarbonetos.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeMeio ambienteGásANP

Mais de Mundo

Groenlândia vira trunfo geopolítico de Trump em Davos

Veja a lista dos convidados de Trump para o 'Conselho de Paz para Gaza'

França rejeita integrar 'Conselho de Paz para Gaza' com condições atuais de Trump

Presidente eleito do Chile enfrenta crise de incêndios florestais, que deixaram 19 mortos