Mundo

Alta do PIB irlandês é raro ponto positivo na Europa

Irlanda saltou 1,6% no segundo trimestre, proporcionando uma esperança na crise europeia

Analistas esperavam que o Produto Interno Bruto crescesse apenas 0,25% (Jussi Ekholm/Stock.xchng)

Analistas esperavam que o Produto Interno Bruto crescesse apenas 0,25% (Jussi Ekholm/Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2011 às 10h51.

Dublin - O crescimento da Irlanda superou em muito as expectativas no segundo trimestre, saltando para 1,6 por cento e proporcionando uma rara esperança para a conturbada economia da zona do euro, com o investimento melhorando e as exportações compensando a demanda fraca do consumidor interno.

Analistas esperavam que o Produto Interno Bruto (PIB) crescesse apenas 0,25 por cento no trimestre em uma base ajustada sazonalmente.

O Produto Nacional Bruto (PNB), visto por alguns economistas como indicador mais preciso da situação da economia porque retira os ganhos das multinacionais com sede irlandesa, subiu 1,1 por cento entre abril e junho, perto das previsões de 1 por cento.

A agência de estatísticas do país revisou de 1,3 para 1,9 por cento a estimativa para o crescimento do PIB no primeiro trimestre.

O déficit em conta corrente da Irlanda atingiu 488 milhões de euros, ante déficit de 504 milhões de euros no mesmo período do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsCrise econômicaIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoCrises em empresasPIBIrlanda

Mais de Mundo

'Venezuela voltará a respirar', diz filha de Maria Corina no Nobel da Paz

Venezuela reage a Trump e diz que defesa está 'reforçada com armas'

Papa Leão XIV critica plano de paz de Trump e cobra papel da Europa

Salário mínimo na Venezuela cai para R$ 2,72 por mês