Mundo

Alemanha prepara lista de bunkers e abrigos diante do aumento das tensões com a Rússia

População será incentivada a criar abrigos em casas, convertendo porões e garagens

Bunkers na Alemanha: projeto busca reforçar a segurança civil em tempos de tensão geopolítica (John Hamilton /AFP)

Bunkers na Alemanha: projeto busca reforçar a segurança civil em tempos de tensão geopolítica (John Hamilton /AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 25 de novembro de 2024 às 16h03.

Tudo sobreRússia
Saiba mais

A Alemanha está desenvolvendo uma lista de abrigos e bunkers de emergência para civis em meio a crescentes tensões com a Rússia, informou o Ministério do Interior nesta segunda-feira, 25. O plano inclui estações de metrô subterrâneas, estacionamentos, prédios públicos e propriedades privadas. Além disso, será criado um sistema digital para que as pessoas localizem rapidamente abrigos por meio de um aplicativo no celular.

Reforço na infraestrutura de proteção

O governo alemão está incentivando a população a criar abrigos residenciais, adaptando porões e garagens como locais de proteção. Segundo um porta-voz do ministério, o projeto será de longa duração e envolverá a Agência de Proteção Civil e Assistência em Desastres e outras autoridades locais.

Atualmente, a Alemanha conta com 579 bunkers, com capacidade para abrigar 480 mil pessoas. Grande parte dessas estruturas foi construída durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, quando o país chegou a operar cerca de 2.000 abrigos.

Os pontos principais do plano foram definidos em junho, e um grupo especial está analisando os detalhes do projeto. O aumento dos temores de um eventual ataque da Rússia contra um membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ocorre desde a invasão russa à Ucrânia em fevereiro de 2022. A Alemanha, integrante da aliança desde 1955, tem intensificado suas medidas de segurança.

Chefes da inteligência alemã alertaram recentemente que a Rússia poderia lançar um ataque contra a Otan em 2030. Em declarações recentes, o presidente russo Vladimir Putin classificou o conflito na Ucrânia como uma guerra de dimensões "globais" e não descartou a possibilidade de ataques a potências ocidentais.

Tecnologia e planejamento estratégico

Um dos destaques do projeto alemão é a criação de um mapeamento digital de abrigos, permitindo à população encontrar rapidamente locais seguros em situações de emergência. Segundo o governo, a iniciativa requer colaboração com propriedades privadas e o aprimoramento de infraestruturas já existentes.

[Grifar] A iniciativa reflete uma crescente preocupação da Europa com a segurança civil em um cenário de tensões geopolíticas e conflitos prolongados.

(Com AFP)

Acompanhe tudo sobre:RússiaUcrâniaVladimir Putin

Mais de Mundo

Japan Airlines restabelece sistema após sofrer ciberataque

Oposição sul-coreana apresenta moção de impeachment do presidente interino

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão