Mundo

Alemanha diz que novo premier grego é bem-vindo

Angela Merkel, defensora das políticas de austeridade na Europa, excluiu no sábado qualquer perdão da gigantesca dívida pública da Grécia

O novo premier grego, Alexis Tsipras: governo alemão se diz "interessado em ter um contato bom e amistoso com o governo grego" (Louisa Gouliamaki/AFP)

O novo premier grego, Alexis Tsipras: governo alemão se diz "interessado em ter um contato bom e amistoso com o governo grego" (Louisa Gouliamaki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2015 às 11h23.

Berlim - O novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, é bem-vindo em Berlim, afirmou a porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, embora a Alemanha não esteja na agenda das primeiras visitas do líder do partido antiausteridade Syriza.

"Sim, é um convidado bem-vindo em Berlim", disse Christine Wirtz à imprensa, mas até o momento "não há projeto concreto" de um encontro, já que o primeiro-ministro grego não fez nenhum pedido, disse a porta-voz.

O governo alemão "está interessado em ter um contato bom e amistoso com o governo grego", segundo a porta-voz, que não exclui negociações delicadas sobre o problema da dívida grega.

Também lembrou que a próxima cúpula europeia, no dia 12 de fevereiro em Bruxelas, significará certamente a chance de um encontro entre os dois chefes de governo.

"A posição do governo alemão é esperar para ver as ideias do novo governo grego", disse Wirtz.

Uma semana depois de sua nomeação como primeiro-ministro, Alexis Tsipras se deslocou ao Chipre em sua primeira visita ao exterior, antes de viajar a Roma, Bruxelas e Paris em busca de apoio para o objetivo de Atenas de pedir tempo à Europa para um novo pacto sobre sua dívida.

Angela Merkel, defensora das políticas de austeridade na Europa, excluiu no sábado qualquer perdão da gigantesca dívida pública da Grécia.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEuropaPiigsAlemanhaUnião EuropeiaAngela MerkelGréciaCrise gregaDívidas de países

Mais de Mundo

Irã quer liberdade e EUA está 'pronto para ajudar', diz Trump

Europa terá ano decisivo com eleições que podem alterar forças políticas

Musk chama governo britânico de 'fascista' após ameaça de bloquear o X por imagens geradas por IA

Groenlândia reage a Trump: “Não queremos ser americanos”