Mundo

20 fotos marcantes dos protestos na Ucrânia

Depois que o governo ucraniano interrompeu as negociações com a União Europeia, em 21 de novembro, centenas de milhares ocuparam a praça central de Kiev

Guilherme Dearo

Guilherme Dearo

Publicado em 12 de dezembro de 2013 às 15h20.

São Paulo - Desde o dia 21 de novembro, quando o governo da Ucrânia decidiu interromper as negociações para um acordo de livre-comércio e associação política com a União Europeia, milhares de manifestantes, a maioria jovens, tomou as ruas, prédios públicos e praças da capital Kiev. O centro do protesto se fixou na Praça da Independência, próxima ao palácio do governo.

O país vinha negociando com o bloco europeu, o que era visto para muitos como uma maneira de melhorar a economia do país. Era uma forma, também, de integrar mais o país à Europa Ocidental, diminuindo a influência russa, mal vista pela maioria dos ucranianos.

A polícia montou guarda ao lado dos manifestantes, que estão acampados a poucos metros do gabinete presidencial. Dezenas já foram feridos em confrontos e tantos outros detidos.

Eles pedem a renúncia do presidente Viktor Yanukovych e do primeiro-ministro Mycola Azarov. Também não querem mais a pressão de Vladimir Putin nas decisões nacionais.

Veja a seguir 20 fotos incríveis das manifestações em Kiev:

Acompanhe tudo sobre:EuropaProtestosProtestos no mundoUnião EuropeiaUcrânia

Mais de Mundo

'Decepcionado', diz Trump sobre Zelensky por demora em analisar plano de paz

Venezuela reconhece morte de Alfredo Díaz, preso após eleições de 2024

'Tarifaço' da França? Macron alerta China sobre superávit com UE

Vazamento de água danifica 400 livros no Louvre