Exame Logo

Al Gore: altitude pode ter afetado Obama durante debate

Gore não quis questionar o discurso do presidente e disse que a altitude pode ter influenciado no desempenho ruim de Obama

Al Gore: "Quando se chega a uma altitude de 5 mil pés e só tem algumas horas para se adaptar... Não sei. Talvez (tenha influenciado)", disse o ex-vice-presidente sobre desempenho de Obama (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2012 às 21h41.

Washington - O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore acredita que a altitude da cidade de Denver, acima de 1.500 metros, pode ter influenciado no mau desempenho do presidente Barack Obama no primeiro debate presidencial realizado na noite de quarta-feira.

Em uma análise divulgada hoje por vários veículos da imprensa americana, Gore não quis questionar o discurso do presidente e disse que a altitude pode ter influenciado no desempenho ruim de Obama.

Veja também

"Vou dizer algo polêmico, Obama chegou a Denver às 14h, poucas horas antes do início do debate. Romney fez sua preparação para o debate em Denver. Quando se chega a uma altitude de 5 mil pés (1.525 metros) e só tem algumas horas para se adaptar... Não sei. Talvez (tenha influenciado)", disse Gore.

Denver, apelidada como "a cidade das alturas" ou "Mile High City", tem 17% menos oxigênio no ar do que as cidades ao nível do mar, segundo informou o jornal local "Denver Post" em um artigo sobre a prevenção do mal da altitude.

Os sintomas desse fenômeno incluem dificuldade para respirar, enxaqueca e cansaço. Em muitas pessoas, no entanto, as mudanças de altitude não causam muitos problemas.


O candidato presidencial republicano Mitt Romney dominou o primeiro debate televisivo com o presidente Barack Obama, que esteve cabisbaixo, sem pegada e não soube transmitir com clareza suas ideias, de acordo com o que foi divulgado na imprensa e nas primeiras pesquisas de opinião.

Todos os meios de comunicação americanos afirmaram que o republicano venceu o primeiro encontro entre os dois, no qual os principais temas tratados foram econômicos, o ponto forte do republicano.

Restam para Obama outros dois debates, no dia 16 de outubro, em Nova York, e no dia 22, na Flórida, para tentar se recuperar do mau desempenho em Denver.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame