AIEA se oferece para verificar atividade nuclear na Coreia do Norte
Depois da cúpula entre Trump e Kim, a Agência Internacional de Energia Atômica se propôs a verificar o fim das atividades nucleares na Coreia do Norte
EFE
Publicado em 12 de junho de 2018 às 12h24.
Última atualização em 12 de junho de 2018 às 12h25.
Viena - O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica ( AIEA ), Yukiya Amano, recebeu com satisfação a declaração divulgada após a cúpula entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un .
"A AIEA seguirá de perto as negociações que serão realizadas entre os dois países para iniciar os resultados da cúpula. A AIEA está pronta para realizar qualquer atividade de verificação na Coreia do Norte a pedido dos países em questão e sujeita à autorização da Junta de Governadores", disse Amano em comunicado.
Trump e Kim realizaram hoje uma histórica cúpula para discutir um acordo para solucionar a crise nuclear na península.
A Coreia do Norte deixou o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e, após o colapso das negociações de seis partes, os inspetores da AIEA foram expulsos do país em 2009.
Desde então, a AIEA supervisiona as atividades nucleares da Coreia do Norte só por imagens de satélite e outras fontes secundárias.
O presidente dos EUA, Donald Trump, aperta a mão do líder norte-coreano Kim Jong Un no hotel Capella, na ilha de Sentosa, em Singapura, em 12 de junho de 2018. REUTERS / Jonathan Ernst
Kim Jong Un e Donald Trump em cúpula histórica em Singapura
Kim Jong Un e Donald Trump em cúpula histórica em Singapura
+ 4