Mundo

AIE eleva previsão de demanda mundial de petróleo

Alta é puxada por aumento da demanda nos Estados Unidos e na Ásia

O preço do barril está próximo dos US$ 90  (Justin Sullivan/Getty Images)

O preço do barril está próximo dos US$ 90 (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2010 às 11h17.

Paris - A Agência Internacional de Energia (AIE) voltou a elevar a previsão da demanda mundial de petróleo em 2010 e 2011, a 87,4 milhões e 88,8 milhões de barris diários (mbd), respectivamente, em consequência do maior consumo na América do Norte e Ásia.

A AIE destacou ainda que o início de um duro inverno no hemisfério norte e uma demanda de petróleo particularmente forte para o terceiro trimestre provocaram a alta dos preços a quase 90 dólares o barril.

Se a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) decidir pela manutenção das cotas de produção na reunião de sábado em Quito e os preços continuarem em alta, o cartel "pode enfrentar no próximo ano uma certa pressão para aumentar a oferta", edstaca a AIE.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoIndústria do petróleoIndústrias em geralÁsiaEnergiaIndústria

Mais de Mundo

Netanyahu publica vídeo para desmentir rumores de morte

Candidato à Presidência do Peru morre em acidente de trânsito

Irã anuncia uso inédito de míssil Sejil, de 23 toneladas, contra Israel

Chanceler do Irã diz que não vê 'nenhuma razão' para negociar com EUA