Ahmadinejad saúda Chávez, morto por uma "doença suspeita"

"A Venezuela perdeu um filho forte e corajoso, e o mundo perdeu um líder revolucionário e sábio", disse o presidente iraniano

Teerã - O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, homenageou nesta quarta-feira o presidente venezuelano Hugo Chávez, que faleceu na terça-feira de "uma doença suspeita" e a quem saudou como "um mártir por ter servido seu povo e protegido os valores humanos e revolucionários".

Morreu de uma "doença suspeita e deu sua vida vida (...) pela ascensão de seu país e a liberdade de seu povo", escreveu o presidente iraniano em uma carta de condolências publicada no site da presidência iraniana (president.ir).

"A Venezuela perdeu um filho forte e corajoso, e o mundo perdeu um líder revolucionário e sábio", completou Ahmadinejad.

"Não tenho dúvidas de que voltará, junto com o virtuoso Jesus e o Homem perfeito".

A última menção era uma referência à crença xiita de que o 12º imã, o "Mahdi", desaparecido no século VII, voltará ao mundo junto com Jesus Cristo para salvar o mundo e trazer a paz.

A Venezuela é o principal aliado do Irã na América Latina. Os dois países desenvolveram estreitas relações econômicas e políticas nos últimos anos.

Chávez fez 13 visitas ao Irã durante os 14 anos que passou no poder. Ahmadinejad viajou seis vezes a Venezuela desde que assumiu a presidência em 2005.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.