Mundo

Água de torneira contaminada provoca pânico na China

Habitantes de cidade chinesa correram para comprar água engarrafada depois da detecção de elevados níveis de benzeno na água das torneiras, diz imprensa local

Água de torneira: a água da cidade continha 200 microgramas de benzeno por litro, 20 vezes acima do limite nacional (Fred Tanneau/AFP)

Água de torneira: a água da cidade continha 200 microgramas de benzeno por litro, 20 vezes acima do limite nacional (Fred Tanneau/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2014 às 12h52.

Pequim - Os habitantes da cidade chinesa de Lanzhu correram para comprar água engarrafada depois da detecção de elevados níveis de benzeno na água que sai das torneiras, informou a imprensa local.

Os exames realizados em Lanzhu (capital da província de Gansu, noroeste do país) mostraram que a água continha 200 microgramas de benzeno por litro, 20 vezes acima do limite nacional, segundo a agência estatal Xinhua.

O benzeno é um líquido aromático, incolor, utilizado na indústria petroquímica. Uma exposição prolongada ao líquido aumenta o risco de câncer.

As autoridades suspenderam o abastecimento de água em algumas áreas da cidade e os moradores correram para os mercados, segundo a agência China News Service.

A concessionária da rede de água, Veolia Water, informou que a contaminação pode ter origem em fábricas químicas da região, e não da contaminação do Rio Amarelo, que corta a cidade.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaÁsiaCâncerChinaContaminação por materiaisDoenças

Mais de Mundo

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto

Eleições no Uruguai: candidato do atual presidente disputa com escolhido de Mujica

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda