Mundo

A ostentação da Coreia do Norte em 15 fotos épicas

Primeiro congresso do partido único da Coreia do Norte em 36 anos consolidou Kim Jong-un como seu líder e teve programa nuclear enaltecido

Desfile de encerramento do congresso do partido norte-coreano (Reuters)

Desfile de encerramento do congresso do partido norte-coreano (Reuters)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 11 de maio de 2016 às 08h00.

São Paulo – Um dos países mais reclusos do mundo, a Coreia do Norte surpreendeu ao anunciar há alguns meses a realização do primeiro congresso partidário em 36 anos. O esperado encontro começou na capital Pyongyang no último dia 6 e terminou nesta semana.

E, ao que tudo indica, dois foram os assuntos principais durante esses quatro dias de congresso: o programa nuclear norte-coreano, cujos testes vem trazendo preocupações à comunidade internacional, especialmente para os vizinhos Coreia do Sul e Japão, e a liderança indiscutível de Kim Jong-un.

No que diz respeito ao programa nuclear, oficiais do país teriam saudado “resultados triunfantes”, numa clara afronta às sanções impostas pela ONU por conta dos testes de mísseis balísticos que o país vem realizando. O partido anunciou ainda ter aprovado o desenvolvimento de um arsenal nuclear a ser usado em caso de necessidade.

Já sobre o líder supremo do país, Jong-un foi eleito o líder do Partido Trabalhista, o único partido da Coreia do Norte, deixando para trás o cargo de secretário e selando sua posição como herdeiro máximo da sua família que está no poder há 70 anos.

O evento teve a sua cobertura por jornalistas internacionais permitida. Entretanto, um profissional da rede BBC, Rupert Hayes, foi expulso do país depois de 8 horas de interrogatório. De acordo com informações da AFP, tudo aconteceu depois da publicação de uma reportagem na qual Hayes questionava a autenticidade das instalações de um hospital.

Confusões a parte, o país apostou suas fichas em um desfile ostentoso para seu congresso partidário, um dos poucos de caráter civil a acontecer no país, e que contou com fogos de artifício, coreografias e muita exaltação ao espírito de Kim Jong-un. Veja nas imagens como foi essa cerimônia. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComunismoCoreia do NorteDitaduraKim Jong-unONUTestes nucleares

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA