10 pessoas que estão mudando o mundo, segundo a revista Time
A revista americana Time divulgou nesta quinta-feira a sua lista das pessoas mais influentes do ano. Veja aqui alguns dos líderes que se destacaram
Gabriela Ruic
Publicado em 16 de abril de 2015 às 17h31.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h45.
São Paulo – A revista americana Time divulgou nesta quinta-feira a sua lista das pessoas mais influentes do ano e que conta com diferentes nomes das artes e do esporte, além de contemplar personalidades do mundo dos negócios e líderes internacionais.
A seleção foi dividida em categorias (Titãs, Pioneiros, Artistas, Líderes e Ícones) e trouxe boas notícias para o Brasil, que é representado na categoria “Titãs” pelo empresário Jorge Paulo Lemann , fundador do fundo de investimentos 3G, e em “Ícones” pelo surfista Gabriel Medina , campeão mundial de surf em 2014.
Já na categoria “Líderes”, que avalia aqueles que se destacaram no contexto político global, a seleção da Time conta com Hillary Clinton , ex-secretária de Estado e candidata à presidência dos Estados Unidos, e Vladimir Putin , presidente da Rússia. Outro nome que está entre os mais influentes é Abubakar Shekau, o controverso líder dos extremistas nigerianos do Boko Haram. Barack Obama , presidente dos EUA, e Angela Merkel , chanceler da Alemanha, também constam na seleção.Veja nas imagens.
O que faz: Ex-secretária de Estado e atual candidata à presidência
Por que está na lista: Para a Time, uma das virtudes de Hillary é a sua capacidade de lidar com os opositores de forma equilibrada e também o fato de que consegue sempre negociar uma solução adequada para as partes envolvidas, mesmo quando o assunto é espinhoso.
O que faz: Presidente
Por que está na lista: A personalidade contundente de Putin é uma das razões. De acordo com a Time, seu braço de ferro o ajuda a fortalecer ainda mais a sua posição como líder na Rússia, um país que está constantemente pressionado no âmbito internacional.
O que faz: Líder do Boko Haram
Por que está na lista: Segundo a Time, a ousadia dos ataques organizados por Shekau é uma das razões. Sob o seu comando, o Boko Haram tem realizado cada vez mais atos terroristas em grande escala. No ano passado, sequestraram quase 300 estudantes de uma escola no norte da Nigéria e, no início de 2015, massacraram quase duas mil pessoas em um pequeno vilarejo.
O que faz: Presidente do país
Por que está na lista: Líder de uma das nações mais poderosas do planeta, Obama é descrito pela Time como “o invicto”. A publicação cita as recentes instabilidades políticas internas enfrentadas por Obama, mas lembra que ele jamais encarou os fatos como derrota e continuou a cravar seu nome na história do país. Entre seus feitos recentes estão os avanços no acordo nuclear com o Irã e o restabelecimento das relações entre o governo dos EUA e Cuba.
O que faz: Chanceler
Por que está na lista: Uma das conquistas que justificaram a inclusão de Merkel na lista foi o seu posicionamento diplomático para uma resolução pacífica da crise entre a Ucrânia e a Rússia. Fora o fato de que, sob sua liderança, a Alemanha se consolidou como potência econômica no mundo.
O que faz: Primeiro-ministro
Por que está na lista: Entre as características de Modi que o tornam um dos líderes mais influentes do mundo está o seu ambicioso plano de redução da pobreza na Índia, melhorias para a educação no país e o desenvolvimento de políticas de empoderamento de mulheres e meninas.
O que faz: Primeiro-Ministro
Por que está na lista: Descrito como um homem família e um fã de rock and roll, é justamente a personalidade de Tsipras que o torna tão atraente aos olhos dos líderes do mundo. E também aos olhos dos gregos, que nele enxergam uma esperança para que o país consiga se reerguer depois da violenta crise econômica enfrentada nos últimos anos.
O que faz: Presidente
Por que está na lista: Sob sua liderança, Cuba e os Estados Unidos finalmente deram passos em direção ao restabelecimento de suas relações diplomáticas e econômicas.
O que faz: Ministro das Relações Exteriores
Por que está na lista: Um dos maiores nomes da diplomacia iraniana, Zarif conta com uma lista de feitos que remontam a guerra entre Irã e Iraque nos anos 80. Uma de suas maiores conquistas, contudo, aconteceu em 2015 com os avanços nas negociações de um acordo sobre o programa nuclear do país.
O que faz: Primeiro-ministro
Por que está na lista: Em apenas sete meses de trabalho como primeiro-ministro de um país devastado por conflitos, Al-Abadi conseguiu colocar em ordem no governo do país e o tornou mais diverso no que diz respeito a participação de diferentes grupos. Outro destaque de sua gestão é o comprometimento com a luta contra o Estado Islâmico (EI).