Exame Logo

12 destaques sobre o primeiro Angelus do papa Francisco

Neste domingo, o papa Francisco recitou a primeira oração dominical de seu papado. Veja alguns momentos deste dia

Angelus (Reuters)

Tatiana Vaz

Publicado em 17 de março de 2013 às 17h27.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h41.

Neste domingo, o papa Francisco recitou o primeiro angelus de seu papado. A primeira oração dominical aconteceu ao meio-dia (8 horas pelo horário de Brasília) e foi celebrada a partir da janela do apartamento do novo papa no Palácio Apostólico. Seu discurso foi marcado pelo tema da misericórdia e do perdão.
  • 2. Perdão

    2 /13(Reuters)

  • Veja também

    A misericórdia de Deus foi a primeira benção do pontífice. “Deus nunca se cansa de nos perdoar. O problema é que nós nos cansamos de pedir perdão”, disse. “Ele é um pai amoroso que sempre perdoa. E nós temos de aprender a ser misericordiosos com todos.” Ao final da benção, o papa também pediu aos fiéis que continuassem rezando por ele.
  • 3. Palavras

    3 /13(Reuters)

  • "Saúdo cordialmente todos os peregrinos e agradeço por sua acolhida", afirmou, antes de receber mais aplausos. "Um pouco de misericórdia faz o mundo menos frio e mais justo", disse o pontífice. "Já pensaram na paciência de Deus, a paciência que tem com cada um de nós?", completou o Papa argentino.
  • 4. Bom humor

    4 /13(Reuters)

    O papa Francisco também recordou um episódio de quando era bispo em Buenos Aires, em 1992. Na época, uma idosa o abordou e disse: "Se o Senhor não perdoasse a todos, o mundo não existiria". Surpreso, ele perguntou "'Mas diga-me senhora, estudou na Universidade Gregoriana?" (a universidade de Roma onde muitos Papas se formaram), completou Francisco, em mais uma demonstração de seu senso de humor.
  • 5. Nome

    5 /13(Reuters)

    O pontífice explicou novamente que escolheu ser chamado de Francisco em homenagem a Francisco de Assis, frade italiano, o que reforça suas relações com o país. Além disso, sua família procede do norte da Itália.
  • 6. Multidão

    6 /13(Reuters)

    Uma multidão de fiéis lotou a Praça de São Pedro para acompanhar o primeiro angelus recitado pelo novo papa. Entre pessoas de diversas partes do mundo, os argentinos eram maioria. Grupos de estudantes, bandas de música e bandeiras da Argentina estavam espalhados por todo o local.
  • 7. 1º tuíte

    7 /13(Reuters)

    Hoje também foi o dia em que o Papa publicou sua primeira mensagem no Twitter por meio da com a conta @Pontifex, aberta por seu antecessor, Bento XVI: “Queridos amigos, de coração vos agradeço e peço para continuardes a rezar por mim. Papa Francisco”, disse ele no microblog.
  • 8. Alegria

    8 /13(Reuters)

    No meio da multidão, um grupo de freiras sorriam ao carregar uma bandeira da Argentina, enquanto ouviam as palavras do papa recém-eleito. Mais cedo, o papa Francisco assumiu o papel de um simples pároco em uma missa para a comunidade residente do Vaticano e incitou os ouvintes a não ser tão rápido a condenar os outros por seus fracassos.
  • 9. "Viva o Papa"

    9 /13(Reuters)

    Jorge Bergoglio, de 76 anos, oficiou durante a manhã uma missa em uma pequena igreja do Vaticano e saudou pessoalmente as centenas de pessoas reunidas na saída do templo e que gritavam "Viva o Papa". Desde sua eleição, na quarta-feira passada, o primeiro Papa latino-americano da história surpreende com improvisos e senso de humor.
  • 10. Como um pai

    10 /13(Reuters)

    Um dos fiéis carrega um cartaz onde é possível ler "O Papa é como um pai", enquanto espera a aparição do papa Francisco na janela para a primeira oração de domingo do papa no Vaticano hoje.
  • 11. Orgulho

    11 /13(Reuters)

    No meio de milhares de pessoas, dois homens carregavam uma faixa que trazia, em italiano, os dizeres: "Papa Begoglio: nosso orgulho". Emocionados e com a esperança de uma mudança, milhares de latino-americanos se reuniram neste domingo na praça de São Pedro, no Vaticano, também tomada com a presença de pessoas de todas as partes do mundo.
  • 12. Presenças poderosas

    12 /13

    A presidente da argentina, Cristina Kirchner, chegou neste domingo a Roma para participar na terça-feira da missa de entronização de Francisco, o primeiro papa argentino e latino-americano da história, indicou a embaixada argentina na Itália. A presidente Dilma Rousseff também irá para o país pelo mesmo motivo.
  • 13. Agora, veja os memes sobre o papa Francisco

    13 /13(Reprodução)

  • Acompanhe tudo sobre:CatólicosJorge Mario BergoglioPapa FranciscoPapas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mundo

    Mais na Exame