10 cidades que já multam quem joga lixo na rua
Rio de Janeiro já anunciou que a partir de julho quem jogar lixo nas ruas será multado pela prefeitura
Da Redação
Publicado em 23 de maio de 2013 às 06h12.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h36.
São Paulo - O Rio de Janeiro já anunciou que a partir de julho quem jogar lixo nas ruas será multado pela prefeitura . O valor mínimo é 157 reais e aumenta de acordo com o espaço ocupado pelo lixo : se for superior a 1 metro cúbico, o valor será de 500 reais.Leis desse tipo já existem em outras cidades pelo mundo, como Londres e a cidade-estado Singapura. Veja nas fotos 10 lugares que já multam os cidadãos que jogam lixo na rua
Austin, assim como as demais cidades no estado do Texas, prevê multas de até 500 dólares para quem depositar na rua uma quantidade de entulho de até 5 pounds (cerca de 2 quilos). O lixo jogado pelas pessoas nas ruas acaba entrando nessa regra. Assim como no Rio de Janeiro, a multa aumenta conforme o peso do dejeto – e se o descarte tem finalidade comercial, por exemplo - podendo chegar a 10.000 dólares e até à cadeia, ou aos dois, segundo informações da National Conference of State Legislatures.
Na Cidade do Cabo, as multas variam entre 500 Rands (pouco mais de 50 dólares) e 10.000 Rands (cerca de mil dólares). Em alguns casos, pode ocorrer a prisão por seis meses a dois anos, para situações mais sérias. A lei determina que é ilegal jogar qualquer tipo de lixo em locais públicos ou que tenham acesso público, o que inclui ruas e propriedades desocupadas.
Na cidade, considerada uma das mais limpas do mundo, cuspir em público, assim como jogar lixo ou pontas de cigarro em locais públicos é considerado uma ofensa e está sujeito a multas.
Em Dublin também há multas para quem é pego jogando lixo nas ruas. A cidade gasta mais de 31 milhões de euros todos os anos com a remoção de entulho e limpeza das ruas. Na Irlanda, as multas para quem deixa ou joga lixo nas ruas variam entre 150 euros e 3.000 euros.
Jogar lixo na rua em Edimburgo pode render uma multa de 50 libras. Se a multa não for paga, além de o valor aumentar, um relatório pode ser enviado ao procurador fiscal.
Em Hong Kong, cuspir, jogar lixo ou deixar fezes de animais em lugares públicos são ações sujeitas à multa de 1.500 dólares de Hong Kong (quase 200 dólares). Alimentar pombos ou outros pássaros também é proibido, e sujeito à multa de mesmo valor.
Desde uma lei de 2005, novas medidas foram adotadas, permitindo que as autoridades multem quem cometer crimes ambientais e degradar as ruas. Há diferentes níveis de multa em Londres e a ideia é ter tolerância zero à sujeira nas ruas – bitucas de cigarro e chicletes não estão livres das penalidades. O depósito de lixo está sujeito a uma multa que varia entre 80 livras e 2.500 libras. O abandono de veículos também está sujeito a multas entre 200 libras e 2.500 libras (e prisão de até três meses).
Também é uma lei estadual que determina a multa para quem jogar lixo nas ruas de Miami. A penalidade é de 50 dólares caso o peso seja inferior a 15 pounds e quem depositou o lixo na rua pode ser obrigado a retirá-lo. A partir desse peso as multas sobem, podendo chegar a mais de 1.000 dólares e até a prisão.
Paris multa os poluidores, como mostra a campanha da cidade. Jogar latas ou embalagens e urinar nas ruas de Paris são atividades sujeitas a multas de 35 euros. Com essa campanha, a cidade reforçou suas equipes nas ruas. As lixeiras da cidade tem um local para que os cigarros sejam apagados, evitando que árvores ou o chão desempenhem esse papel.
Singapura também adota multas para quem joga lixo nas ruas. A multa começa em 300 dólares de Singapura podendo chegar a 5.000, dependendo da quantidade de lixo e do número de vezes que a pessoas já foi multada por esse motivo. A cidade já foi escolhida como a mais limpa do mundo.