-
1. <strong>10 de dezembro de 2013 - </strong>O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cumprimenta Raúl Castro, líder cubano, durante o funeral de Nelson Mandela
zoom_out_map
1/10 (Chip Somodevilla/Getty Images)
-
2. <strong>1º de junho de 1988 - </strong>O presidente americano Ronald Reagan cumprimenta o líder soviético Mikhail Gorbachev, no Kremlin, em Moscou. A Guerra Fria já terminava e a União Soviética em breve seria extinta.
zoom_out_map
2/10 (MIKE SARGENT/AFP/Getty Images)
-
3. <strong>Julho de 1945 - </strong>Diferenças políticas à parte, três líderes mundiais que lutaram do mesmo lado durante a Segunda Guerra Mundial se cumprimentam, com o conflito já perto do fim. Da esquerda para a direita: o primeiro-ministro britânico Winston Churchill, o presidente americano Harry Truman e o líder soviético Josef Stalin.
zoom_out_map
3/10 (Mondadori Portfolio/Getty Images)
-
4. <strong>22 de setembro de 1938 -</strong> Um ano antes da Segunda Guerra Mundial eclodir, o primeiro-ministro britânico Neville Chamberlain cumprimenta Adolf Hitler, em Godesberg, Alemanha. Reino Unido e Alemanha seriam rivais mortais durante a guerra.
zoom_out_map
4/10 (Keystone/Hulton Archive/Getty Images)
-
5. <strong>21 de abril de 1959 - </strong>O presidente cubano Fidel Castro aperta a mão do presidente americano Richard Nixon durante um encontro em Washington, Estados Unidos. Os países já eram rivais.
zoom_out_map
5/10 (Keystone/Getty Images)
-
6. <strong>3 de junho de 1961 - </strong>Em plena Guerra Fria, o líder soviético Nikita Khrushchov cumprimenta o presidente americano John Kennedy, na embaixada americana em Viena.
zoom_out_map
6/10 (Ron Case/Getty Images)
-
7. <strong>21 de fevereiro de 1972 - O</strong> líder comunista Mao Tsé-Tung se encontra com o presidente americano Richard Nixon. Comunismo e capitalismo cara a cara.
zoom_out_map
7/10 (Keystone/Getty Images)
-
8. <strong>6 de setembro de 1978 -</strong> Observados pelo presidente americano Jimmy Carter, os líderes do Egito, Anwar al-Sadat, e de Israel, Menachem Begin, se cumprimentam. Os dois países estavam em um processo de negociação de paz desde 1977.
zoom_out_map
8/10 (SCHUMACHER/AFP/Getty Images)
-
9. <strong>13 de setembro de 1993 - </strong>Observados pelo presidente americano Bill Clinton, o primeiro-ministro israelense Yitzahk Rabin e o líder palestino Yasser Arafat se cumprimentam. O gesto simbolizou o acordo histórico de paz entre os dois países. Ambos ganhariam o Nobel da Paz no ano seguinte.
zoom_out_map
9/10 (FILE/AFP/Getty Images)
-
10. <strong>29 de maio de 2007 - </strong>Apesar da afinidade nula, o primeiro-ministro britânico Tony Blair se encontra com o ditador líbio Muammar Kadafi, em Sirte, na Líbia. Kadafi foi morto em 2011.
zoom_out_map
10/10 (Peter Macdiarmid/Getty Images)
São Paulo - Barack Obama roubou a atenção no primeiro dia do funeral do líder sul-africano Nelson Mandela nessa terça-feira (10), em Joanesburgo.
Além de seu discurso ter sido o mais aguardado e o mais aplaudido pelas dezenas de milhares de pessoas presentes no estádio Soccer City, Obama atraiu os holofotes por um gesto histórico: cumprimentou o líder de Cuba, Raúl Castro, com um aperto de mão. Ambos ainda trocaram algumas palavras.
Os dois líderes protagonizaram um momento raro. Há anos os dois países, rivais há mais de meio século, desde o embargo americano à ilha, não mostravam um momento de reaproximação.
Tal aperto de mão, símbolo universal de afinidade e confiança, não foi o primeiro a chamar a atenção. Seja pela polêmica, pela ironia ou pelo significado de recomeço e esperança, muitos apertos de mão já marcaram a história.
Confira a seguir a foto de Obama e Castro no funeral de Mandela e outras nove fotos históricas.