Brasil

Ibope corrige: 19% da classe C planeja comprar imóvel

Ao contrário do informado pelo Ibope Mídia, 19% da classe C brasileira planejava comprar um imóvel - e não 37%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - A apresentação da pesquisa sobre a classe C, divulgada ontem (terça-feira, 5 de outubro) pelo Ibope Mídia, trazia uma incorreção sobre a porcentagem de pessoas que planejavam comprar um imóvel nos próximos meses. Ao contrário do informado pelo Ibope Mídia, 19% da classe C brasileira planejava comprar um imóvel - e não 37%. Segue novamente a nota, corrigida:

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Ibope Mídia mostra que 19% da classe C brasileira planeja comprar um imóvel nos próximos 6 meses. O levantamento, feito nas maiores regiões metropolitanas do País, mostra ainda que cerca de 9,5 milhões de pessoas que fazem parte desta classe planejam comprar um automóvel - novo ou usado - nos próximos 12 meses.

A pesquisa ouviu cerca de 20 mil pessoas com mais de 12 anos e que estão incluídas na faixa de renda entre R$ 600 e R$ 2.099 - considerada a classe C ou a nova classe média do Brasil. A classe C representa, atualmente, mais da metade da população brasileira. Os dados se referem ao ano de 2009.

De acordo com o Ibope Mídia, 61% das pessoas da classe C declararam não gostar de ter dívidas, enquanto 39% afirmaram não saber nada sobre investimentos e finanças. Em relação à economia esta nova classe média demonstra otimismo.

Conforme os dados do Ibope Mídia, 40% das pessoas declararam, em 2005, estar melhor que no ano anterior. Já em 2009 o porcentual era maior, de 50%. Em 2005, 74% das pessoas estavam otimistas com o próximo ano. Em 2009, o porcentual atingiu 84%.

Leia mais notícias sobre a classe C

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilClasse C

Mais de Brasil

Após rescisão dos Correios, fundo aluga galpão em Contagem para Shopee

ApexBrasil inaugura escritório na Índia na expectativa de ampliar comércio

Após perícia, PGR se manifesta contra novo pedido de prisão domiciliar de Bolsonaro

Mpox no Brasil: o que se sabe sobre os casos em 2026