Marketing

Santos cria novos mascotes para atrair torcida infantil

A partir de domingo, o time da Vila Belmiro contará com nove mascotes, criados para atrair crianças e que serão explorados em jogos online e produtos


	De galera nova: Santos apresenta novos mascotes para mirar na torcida mirim
 (Reprodução/SFC)

De galera nova: Santos apresenta novos mascotes para mirar na torcida mirim (Reprodução/SFC)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2014 às 18h19.

São Paulo - Neste domingo, o clássico entre Santos e Corinthians na Vila Belmiro será palco do lançamento da nova campanha de marketing do time da casa.

Os torcedores conhecerão os novos mascotes do time: Baleinha, Baleião e a Galera da Vila. O objetivo é claro: atrair mais crianças e famílias para a torcida. 

Além do Baleinha e do Baleião, que já existiam, outros sete personagens serão apresentados. Cada um deles tem personalidade própria e a ideia é que represente um tipo de jogador: o moleque, o marrento, o habilidoso, o técnico, o goleiro e assim por diante.

"Queremos atrair as crianças para a torcida com algo a mais que só o futebol. Queremos fidelizar o público infantil justamente na idade em que ele costuma escolher seu time", afirma Fernando Montanha, gerente de comunicação do clube.

Investir nas crianças faz sentido. De acordo com um estudo realizado pelo Stochos Sports & Entertainment Brand Tracking, a torcida do Santos foi a que mais cresceu de 2009 a 2012: 37,4%. O segundo lugar ficou com o Vasco, com um aumento de torcedores de 19%, e o terceiro com o Flamengo, com 14,3%.

"Não temos uma porcentagem exata, mas sabemos pelo comparecimento nos estádios que devemos boa parte deste aumento às crianças", diz Montanha. A tradição de revelar talentos jovens e a leva recente de craques como Robinho, Ganso, Neymar e, mais recentemente, Gabriel, contribuiu para conquistar novos fãs, explica o porta-voz. 

"O fato de termos níveis baixos de rejeição também ajuda. É mais fácil para um pai que torça para outro time ver seu filho torcer para o Santos do que para um rival", brinca Montanha. O objetivo, agora, é investir em um movimento que não dependa de jogadores ou fases específicos.

Os personagens foram criados pela Farofa Studios, uma empresa de criação digital especializada no público infantil. O processo de criação levou mais de um ano. 

"Fomos visitar as categorias de base do time para nos inspirar e pegamos características que vimos nos meninos para reproduzir nos personagens", afirma Saulo Ribas, um dos fundadores da Farofa. 

Além do campo

Os novos personagens estarão presentes para os pequenos torcedores não só no campo, mas principalmente fora dele. Já há jogos virtuais, que podem ser baixados em aplicativos de celular ou jogados online, e um site de conteúdo relacionado à Galera. Os personagens serão ativos nas redes sociais do clube e até um hino para as crianças foi criado. 

A ideia, porém, é ir além também do digital. "Já temos camisetas e materiais escolares com o tema da Galera da Vila e pretendemos entrar em artigos de festa, calçados, brinquedos e em todo o segmento infantil", afirma Luciana Xavier, gerente de produtos do Santos."No alto dos nossos sonhos, pensamos até em um desenho animado", diz.  Em dois anos, espera-se que o faturamento aumente em 30% com os novos artigos.

Acompanhe tudo sobre:Esportesestrategias-de-marketingFutebolSantos Futebol Clube

Mais de Marketing

Os times de futebol mais valiosos do Brasil e do mundo em 2024

As 10 marcas mais inclusivas do mundo, segundo pesquisa; Google lidera ranking

Igor Puga é o novo CMO da Zamp, dona do Burger King e Popeyes

Disputa pelas listras: Adidas luta com grife Thom Browne pelo monopólio da marca

Mais na Exame