Claro e Ronaldo: ação "destrói" página do YouTube (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 7 de março de 2011 às 16h33.
São Paulo - Para acompanhar o lançamento da campanha "Recarga Fenomenal" da Claro, a F/Nazca criou uma ação online especial que teve início no dia 19 de janeiro, no Twitter @ClaroRonaldo. A ação online começou quando Ronaldo postou em seu canal no microblog e no YouTube um vídeo em que ele tenta acertar uma garrafinha de água que está na cabeça de um amigo. A partir disso, surge mais um personagem, o francês Remi Gaillard, conhecido mundialmente por seus vídeos demonstrando habilidade e talento com a bola. Através do Twitter @nqtv, Remi desafiou Ronaldo, no dia 20, a fazer melhores jogadas do que as dele.
"Aproveitamos o fato de o Ronaldo ter uma relação direta com os fãs através do Twitter da Claro e fizemos tudo começar como se fosse um post corriqueiro. Depois foi só colocar o desafio do Remi para a coisa pegar fogo. Nas redes sociais, criar uma polêmica pode ser um gatilho muito eficiente pra engajar as pessoas na história", explica Theo Rocha, diretor de criação da F/Nazca.
Começava então o desafio: Ronaldo e Remi postaram vídeos com ações inusitadas tentando um superar o outro. Nesse período, o jogador contou também com a participação dos seus seguidores pedindo sugestões aos usuários e avisando sobre os próximos desafios.
A ação online terminou na terça-feira, dia 1º, quando o Fenômeno postou um vídeo no YouTube dizendo ao Remi que “Difícil é não ganhar dele”. Nesse vídeo, a ação executada por Ronaldo interage com os elementos do YouTube desconstruindo a página e revelando o conceito da promoção, um formato que a Claro utiliza pela primeira vez explorando a iniciativa da operadora de se aproximar do público nas redes sociais. Ronaldo e Remi trocaram 15 mensagens e postaram 5 vídeos, que ao todo tiveram em torno de 300 mil views no período da ação.
O francês Remi diz que aceitou participar da ação por considerá-la original e também por admirar Ronaldo. “Esta ação é diferente daquelas que temos costume de ver e eu acho isso muito legal. E também por isso eu aceitei participar, porque é original. A notícia cruzou o Atlântico e se fala muito sobre isso na França”, afirma.
Assinam a criação Isabelle de Vooght e Fabio Barbato, com direção de criação de Fabio Fernandes e Theo Rocha.