Marketing

Resolução da Anvisa sobre publicidade de alimentos é suspensa

Regulamento restringia propagandas de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas e obrigava fabricantes a inserirem frases de alerta em comerciais

Pelo regulamento da Anvisa, publicidade de alimentos gordurosos deveria trazer avisos associando o consumo do alimento a determinadas doenças (.)

Pelo regulamento da Anvisa, publicidade de alimentos gordurosos deveria trazer avisos associando o consumo do alimento a determinadas doenças (.)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2010 às 18h35.

São Paulo - Foi suspensa a resolução da Anvisa expedida em junho que restringia a publicidade de alimentos e bebidas não alcoólicas e obrigava os fabricantes a veicularem frases associando o consumo de seus produtos ao desenvolvimento de doenças do coração, pressão alta, diabetes, obesidade e cárie dentária.

A decisão foi da juíza Gilda Sigmaringa Seixas, da 16ª Vara Federal de Brasília, e será publicada nos próximos dias. A juíza entendeu que a Anvisa extrapolou, com o ato, as suas competências e parâmetros legais.

Um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), resultante de uma consulta formulada pelo Conar, em julho, já havia recomendado a suspensão do ato pela Anvisa pelo mesmo motivo.
 
Luís Roberto Barroso, advogado da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) - autora da ação -, comentou a decisão: "A liberdade de expressão inclui a liberdade de imprensa, de criação e de publicidade. A publicidade é indispensável para a informação do público e para a livre-concorrência. Em casos específicos, a Constituição admite certas restrições a ela, por meio de lei, debatida e votada no Congresso Nacional. Jamais se pode admitir restrição à liberdade de expressão por ato de órgão do Executivo, pois isto equivaleria à censura".

Leia também:
Mercado se une contra regras da Anvisa

Leia mais notícias sobre publicidade

Siga as notícias de marketing do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AlimentosAnvisaestrategias-de-marketingPublicidadeRegulamentaçãoSaúde no BrasilTrigo

Mais de Marketing

As 10 marcas mais inclusivas do mundo, segundo pesquisa; Google lidera ranking

Igor Puga é o novo CMO da Zamp, dona do Burger King e Popeyes

Disputa pelas listras: Adidas luta com grife Thom Browne pelo monopólio da marca

Campanha eleitoral americana ganha nova narrativa após atentado e foto de Trump

Mais na Exame