Peugeot terá de mudar anúncio em que estagiário é pisoteado
Consumidores reclamaram no Conar que comercial era preconceituoso e desrespeitava a figura humana
Da Redação
Publicado em 22 de outubro de 2012 às 10h52.
São Paulo - A fabricante de carros Peugeot terá de alterar uma propaganda em que um estagiário é pisoteado e não recebe socorro, decidiu o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária ( Conar ), em reunião na última quinta-feira.
No comercial , o estagiário de uma concessionária da montadora é pisoteado por uma multidão de clientes no momento em que abre a porta da loja. Observando a cena, um dos superiores comenta: "Estagiário...". Em resposta, o outro ri.
No final do anúncio, o estagiário aparece deitado no chão, com a roupa rasgada. Os dois superiores param ao lado dele e, em vez de ajudá-lo, um olha para o outro e diz: "Vamos almoçar?".
De acordo com a assessoria de imprensa do Conar, a peça recebeu cerca de 120 denúncias no órgão, entre elas, uma do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), considerando a campanha "apelativa", "nfeliz" e responsável por "difundir preconceito contra os jovens inexperientes".
O caso foi julgado em 1ª instância no dia 10 de maio, quando o Conar recomendou a sustação da campanha por maioria de votos. Desde essa data, o comercial deixou de ser veiculado.
A Peugeot, no entanto, recorreu da decisão, motivo pelo qual um segundo julgamento aconteceu no final do mês de julho, novamente tendo como resposta a sustação por maioria de votos.
A montadora mais uma vez contestou a decisão do Conar, levando o caso a julgamento pela terceira vez na semana passada, quando o órgão recomendou, por maioria de votos, que a empresa apenas alterasse a cena em que o rapaz é "atropelado" pelos clientes e não recebe socorro.
Consultada por EXAME.com, a Peugeot não se posicionou sobre o caso até o momento da publicação.
Assista ao comercial envolvido no caso