Os 20 comerciais mais virais de 2012
Ranking divulgado pela Unruly Media mostrou os filmes que fizeram muita gente rir, chorar, e acima de tudo, compartilhar. Clique nas imagens para ver cada vídeo da lista
Da Redação
Publicado em 18 de dezembro de 2012 às 13h01.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h13.
São Paulo - No começo deste ano, um vídeo documentário com denúncias contra o criminoso de guerra de Uganda, Joseph Kony, explodiu na internet . Em poucos dias, alcançou milhões de visualizações e o título de filme mais viral de todos os tempos. Hoje, meses depois, o documentário é acusado de ser superficial e simplista. É dele a liderança do Global Viral Video Ads Chart 2012, do site Viral Video Chart, da Unruly Media, com os 20 filmes publicitários mais compartilhados anualmente. Confira a lista com os outros vídeos que mais viralizaram no período.
Compartilhamentos: 10.068.928 O vídeo que varreu a internet em 2012 redefiniu o conceito de ativismo digital. Criado pela ONG Invisible Children, o comercial divulga os crimes de Joseph Kony, líder do Lords Resistance Army (LRA), um grupo de guerrilha armada em Uganda. Com 70 milhões de visualizações em apenas 4 dias, o documentário tornou-se o mais viral da história. Sua popularidade, no entanto, não o salvou da polêmica: Jason Russell, líder da Invisible Children, chegou ao fim de 2012 desacreditado e acusado de fraude: segundo autoridades, a ONG manipulou dados e estatísticas para exagerar os fatos em seus filmes.
Compartilhamentos: 4.352.283 Para promover o lançamento do TNT HD na Bélgica, o canal por assinatura colocou um grande botão vermelho no meio da Flemish Square, abaixo de uma seta que pedia para que as pessoas o apertassem: "Aperte para adicionar drama". Pressionado, o botão simplesmente acionava um cenário de caos na praça. Atores surgindo do nada protagonizavam brigas, atropelamentos, tiros e melodramas. Por fim, a mensagem: "Sua dose diária de drama. TNT".
Compartilhamentos: 2.435.774 A Abercrombie & Fitch decidiu surfar na onda do hit Call Me Maybe, que se espalhou pelo mundo ao longo do ano. O vídeo-paródia reúne alguns modelos da marca o interpretando a musica de maneira, digamos, bem natural.
Compartilhamentos: 2.292.354 A cidade de San Francisco virou playground para o Subaru Impreza e seus 650 cavalos de potência nesta superprodução fruto de parceria entre a DC Shoes e o piloto norte-americano de rali Ken Block.
Compartilhamentos: 2.227.528 A campanha global da P&G para as Olimpíadas de Londres fez muita gente se emocionar. Criado pela Wieden + Kennedy Portland e dirigido por Alejandro González Iñárritu (Babel), o curta com pegadas cinematográficas homenageia todas as mães, inclusive as dos atletas olímpicos.
Compartilhamentos: 2.094.766. A fórmula bebê dançando + Elvis Presley não deixou a campanha do Studie 43 na mão: o garoto William Stokkebroe, de 2 anos, deu um show no salão no estúdio de dança alemão e fez sucesso na internet.
Compartilhamentos: 1.217.751 compartilhamentos Personagens cativantes, música bem sacada e foco no humor levaram a campanha da Metro Trains, companhia ferroviária da Australia, ao top 10 do ano com menos de um mês de divulogação. O clipe busca alertar sobre comportamentos perigosos nas estações através de uma animação divertida, criada pela McCann.
Compartilhamentos: 1.140.769 Conhecida por apostar em videoclipes criativos, a banda de rock americana OK Go atrelou o filme da sua música “Needing/Geeting” à campanha Let’s Do This”, da Chevrolet, para o Sonic.O projeto levou mais de 4 meses de preparação, e inclui 1157 instrumentos improvisados que interagem com o Chevy Sonic.
Compartilhamentos: 1.127.479 Um dos clássicos do ano, "The Bark Side" marca a segunda aposta consecutiva da Volkswagen no universo de Star Wars para o Super Bowl. Depois do garoto Darth Vader, foi a vez de um coro canino entoar a Marcha Imperial. Bark é um trocadilho entre a palavra "latido" em inglês e o lado negro da força (the dark side of the Force).
Compartilhamentos: 1.045.039 O filme da PBS Digital Studios presta tributo à lenda da TV infantil americana, Fred Rogers, ou Mister Rogers. Tudo começou quando a empresa descobriu um vídeo criado pelo artista de mash-ups John D. Boswell, o usuário melodysheep no YouTube. A parceria resultou num comercial saudosista e que tocou a memória de vários americanos.
Compartilhamentos: 1.025.854 O vídeo lançado para promover o óculos de realidade aumentada do Google flerta com um futuro no qual as interfaces digitais irão muito além do computador. Misturando realidade aumentada, geolocalização e acesso a internet, o Glass Project impressionou pela simulação de uma realidade que parece saída de filmes de ficção científica: o usuário utiliza funções de GPS para traçar uma rota, programar eventos no calendário, receber notificações de mensagens e comandos de voz para controlar o fluxo de informações, tudo sendo exibido no visor dos óculos.
Compartilhamentos: 989.904 A pequena grande câmera Go Pro ganhou um anúncio para incensar suas configurações. Paisagens naturais de tirar o fôlego, arranha-céus urbanos e profundidades subaquáticas serviram de cenário para o filme da campanha "Be a Hero".
Compartilhamentos: 933.601 Aproveitando seu patrocínio ao novo filme da série 007, “Skyfall”, a Coca-Cola Zero lançou o comercial que escolheu como protagonista um dos principais ícones da franquia: a música-tema de Bond. O filme da Publicis Conseil brinca com o agente secreto que existe em cada fã do herói britânico.
Compartilhamentos: 921.039 A marca escalou os atletas Cristiano Ronaldo e Rafael Nadal para uma nova partida, desta vez numa quadra de tênis. O jogador de futebol, intruso na área, entreou em campo de chuteira e sem raquete, é claro. O duelo acirrado terminou com Nadal aderindo ao estilo de jogo de Ronaldo.
Compartilhamentos: 902.609 A superprodução com as estrelas do primeiro escalão do futebol mundial importou a linguagem do videogame para o filme. Cheia de slowmotions e detalhes
Compartilhamentos: 902.609 Call me Maybe provavelmente foi a música campeã de paródias em 2012, e o elenco do infantil Vila Sésamo não deixou de fazer a sua. Com uma diferença: o Cookie Monster, ou Come-Come, deixou a música muito mais interessante adaptando os versos para falar de sua sobremesa preferida: biscoitos.
Compartilhamentos: 804.418 Skatistas, pára-quedistas, jogadores de golfe, bikers e pilotos de caminhão sincronizam suas ações em busca de um único objetivo: tirar do gelo uma latinha do energético. Chamada de Kluge (que em alemão significa “esperto”), a “máquina” da Red Bull conta com a participação de atletas de renome em suas categorias.
Compartilhamentos: 794.749 No flashmob mais "civilizado" do ano, uma orquestra inteira surge vagarosamente de ruas e becos para tocar a 9ª Sinfonia de Beethoven na cidade de Sabadell, na Espanha, e impressionar os transeuntes. A peça foi criada para comemorar o aniversário de 130 anos do banco homônimo à cidade.
Compartilhamentos: 753.200 Às vésperas da estreia do primeiro filme da trilogia "O Hobbit", de Peter Jackson, o mesmo diretor de "Senhor dos Anéis", toda a Nova Zelândia (cenário das filmagens) entra no ritmo do universo de Tolkien. A companhia área Air New Zeland não ficou para trás: fez um vídeo temático de instruções de segurança, que conta com aparições de personagens e do próprio diretor do filme.
Compartilhamentos: 695.896 A criação da Duval Guillaume tinha um objetivo claro: alertar para os perigos de expor informações pessoas na internet. Para provar isso, o banco belga Febelfin aplicou uma pegadinha: pessoas aleatórias eram convidadas a se consultar com um "vidente" para um programa de TV. O místico, então, revelava detalhes da vida das pessoas, incluindo de finanças pessoais, para no final mostrar de onde saíram os dados.
Mais lidas
Mais de Marketing
O som do desejo: como a música nas lojas de luxo influencia o comportamento do consumidorBrics 2025: identidade visual destaca Samaúma como símbolo de cooperação global'Bruninho esteve aqui': bar em Belo Horizonte ganha fama após visita de Bruno MarsFernanda Torres e Montenegro respondem à IA em campanha de Natal do Itaú