-
1. Estratégia
zoom_out_map
1/15 (Divulgação)
São Paulo - A Natura é a empresa com melhor estratégia de construção de
marca (branding), de acordo com pesquisa do Centro de Inteligência Padrão (CIP), consultoria que faz levantamentos ligados ao mercado do
consumo. O levantamento leva em consideração o quanto conhecida é a marca ou empresa e qual a sua imagem, considerando os quesitos: amor, preferência dos jovens, reputação e respeito. A consultoria escolheu 15 diferentes setores e considerou empresas brasileiras e internacionais para cada um. Confira as melhores colocadas por ordem de desempenho.
-
2. 1. Natura
zoom_out_map
2/15 (Divulgação)
Pontos: 57,5
Setor: cosméticos, higiene pessoal e perfumaria
A brasileira não apenas liderou no setor de beleza e higiene como teve melhor desempenho geral, de acordo com a consultoria. Eleita como a marca mais valiosa do varejo brasileiro em 2013 pela Interbrand, a Natura investiu nas ideias de sustentabilidade e brasilidade para reforçar sua imagem.
-
3. 2. Coca-Cola
zoom_out_map
3/15 (Divulgação/Coca-Cola Brasil)
Pontuação: 54 pontos
Setor: alimentos e bebidas
À bordo de um pesado orçamento publicitário global, a Coca-Cola conquistou sua liderança no setor de alimentos e bebidas. Em 2014, a marca, que é patrocinadora da Fifa, aproveitou a Copa do Mundo para relançar a promoção com mini-garrafinhas de 18 países, ação publicitária que fez sucesso nos anos 80.
-
4. 5. TAM
zoom_out_map
4/15 (Elza Fiúza/ABr)
Pontuação: 40 pontos
Setor: companhias aéreas A TAM, maior companhia aérea do Brasil, perdeu três pontos percentuais de participação de mercado em 2013, que foram abocanhados pelas concorrentes menores, Azul e Avianca. A GOL permaneceu em segundo lugar. Mas o resultado da pesquisa mostra que em termos de construção de marca, a empresa ainda voa solo.
-
5. 6. Sky
zoom_out_map
5/15 (Divulgação)
Pontuação: 39 pontos
Setor: TV por Assinatura Apesar do avanço de rivais como NET e Vivo TV, a Sky permanece como a marca mais forte, de acordo com o levantamento. A empresa continua investindo alto em publicidade, com destaque para as ações de marketing digital que conquistam engajamento através das redes sociais.
-
6. 7. Porto Seguro
zoom_out_map
6/15 (Divulgação)
Pontuação: 38,5 pontos
Setor: seguros, saúde e previdência e capitalização
Com marca avaliada em 475 milhões de reais, a Porto Seguro tem apostado em atratividade para o público mais jovem. Em 2014, a empresa lançou o um novo modelo de seguro para quem tem de 18 a 24 anos, que mede itens de dirigibilidade e, com isso, pode oferecer descontos específicos para cada segurado.
-
7. 8. Volkswagen
zoom_out_map
7/15 (Divulgação/Volkswagen)
Pontuação: 37 pontos
Setor: automóveis
A montadora conquistou grande visibilidade nacional com modelos como o Gol e a Kombi, e em 2014 aposta no compacto Up! para continuar entre as preferências dos brasileiros. O modelo, que custará a partir de 29 000 reais, recebeu notas máximas em testes de consumo de combustível.
-
8. 9. Riachuelo
zoom_out_map
8/15 (André Lessa/Site Exame)
Pontuação: 35 pontos
Setor: lojas de departamento e varejo de moda Enquanto estimativas apontavam um 2013 fraco para o varejo brasileiro, a Riachuelo investiu pesado na abertura de novas lojas e mostrou sua agressividade para conquistar a preferência do consumidor.
-
9. 10. Pão de Açúcar
zoom_out_map
9/15 (REUTERS/Nacho Doce)
Pontuação: 32,5 pontos
Setor: super e hipermercados A rede investiu em um novo posicionamento de marca durante o ano passado, resumido na frase "O que você faz para ser feliz?". A campanha foi lançada através de comercial com a atriz Clarice Falcão, do grupo de humoristas do Porta dos Fundos, e conquistou uma grande visibilidade para a marca.
-
10. 11. Ipiranga
zoom_out_map
10/15 (GERMANO LUDERS)
Pontuação: 29 pontos
Setor: postos de combustível A rede de postos passa por uma boa fase em termos de branding. Sua campanha “Pergunta lá no Posto Ipiranga”, criada pela Talent, não apenas ganhou inúmeros prêmios como caiu no gosto popular e sua assinatura foi incorporada ao dialogo das pessoas no dia a dia.
-
11. 12. Whirpool
zoom_out_map
11/15 (Germano Lüders/EXAME.com)
Pontuação: 28 pontos
Setor: eletrodomésticos Em janeiro de 2014, a dona das marcas Brastemp e Consul no Brasil anunciou um lucro líquido 48% maior no quarto trimestre do ano passado. Apostando em design e inovação, a empresa de eletrodomésticos conquistou a preferência dos consumidores no setor.
-
12. 13. Vivo
zoom_out_map
12/15 (Adriano Machado/Bloomberg)
Pontuação: 27,75 pontos
Setor: telecomunicações
Nos últimos anos, a Vivo seguiu construindo valor em cima do conceito de multiconexão. A liderança destacada nos segmentos mais rentáveis (celular pós-pago, placas de dados móveis e voz fixa para corporações) e a criação de soluções inovadoras foram parte dos fatores que tornaram a marca mais presente e relevante no dia a dia dos brasileiros.
-
13. 14. Magazine Luiza
zoom_out_map
13/15 (Germano Lüders/EXAME)
Pontuação: 20 pontos
Setor: varejo de eletros Após anos de expansão frenética e maus resultados, o Magazine Luiza voltou a dar lucro em 2013. Com sua estratégia que mistura liquidações agressivas e uma linguagem acessível ao consumidor, a rede conquistou espaço na mente dos compradores.
-
14. 15. Netshoes
zoom_out_map
14/15 (Luísa Melo/Exame.com)
Pontuação: 20 pontos
Setor: varejo on-line / e-commerce A varejista online é uma das marcas mais fortes da internet brasileira, e planeja até um IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) na bolsa de valores em 2014. A empresa hoje fatura um bilhão de reais vendendo artigos esportivos pela internet.
-
15. Aproveite e veja também: as marcas brasileiras que mais se valorizaram em 2013
zoom_out_map
15/15 (Divulgação)