Magalu ganha no Conar o direito de dizer que tem a entrega mais rápida
Uso da frase nas propagandas do Magazine Luiza havia sido questionado ao Conar pelo Mercado Livre
Marina Filippe
Publicado em 30 de junho de 2021 às 20h12.
Última atualização em 1 de julho de 2021 às 12h06.
Não é incomum que concorrentes briguem pelo uso de imagens e frases na publicidade brasileira. Neste ano, por exemplo, houve uma briga entre KFC e Popeys sobre quem faz o " Melhor Frango Frito do Mundo ". Agora é a vez do Mercado Livre e Magazine Luiza na disputa pela entrega mais rápida do Brasil.
Nesta quarta-feira, 30, oConselho Nacional De Autorregulamentação Publicitária ( Conar ) deu fim em uma etapa de um caso iniciado pelo Mercado Livre, quando e entrou com pedido de liminar apresentada para exame da campanha do Magazine Luiza, com alegada irregularidade a partir da promessa de superioridade relativa ao tempo de entrega dos produtos, afirmando ser “a entrega mais rápida” de forma genérica.
Depois de apresentação de documentos e pesquisas, que incluem a performance de outros concorrentes, o Conar autoriza autoriza o Magalu a afirmar que tem “a entrega mais rápida do Brasil” apenas com a delimitação do disclaimer “de acordo com análise comparativa independente durante o período x”.
Há cerca de dez dias, o Magalu anunciou a entrega em até uma horaem 11 cidades brasileiras: Aracaju; Belém; Campina Grande (PB); Fortaleza; João Pessoa; Maceió; Recife; Ribeirão Preto (SP); São Paulo; Salvador; e Teresina. Mas outras dez localidades já estão em estudo.
Esta não é a primeira vez que o Mercado Livre busca uma falha na concorrência. Também neste ano, a empresa foi ao Cade contra a compra da Hub Fintech, mas a compra pelo Magalu foi aprovada.
Procurado por EXAME, o Magazine Luiza não comentou o caso. O Mercado Livre envio o seguinte parecer:
"O Mercado Livre informa que vai recorrer da decisão, que permitiu ao Magazine Luiza adotar o claim "entrega mais rápida do Brasil". Reforça ainda que, em 30 de junho, a companhia recebeu decisão favorável, e contra o Magazine Luiza, em outro processo movido pelo concorrente junto ao Conar. A decisão permite ao Mercado Livre continuar a adotar o claim "entrega mais rápida do Brasil", desde que inclua um disclaimer que delimite com clareza e veracidade os parâmetros utilizados para afirmar tal liderança".
Ainda segundo a companhia estudos foram realizados e comprovam que, dentre os prazos de entrega de todos os marketplaces pesquisados, o Mercado Livre tem a entrega mais rápida do Brasil.