Magalu ganha no Conar o direito de dizer que tem a entrega mais rápida

Uso da frase nas propagandas do Magazine Luiza havia sido questionado ao Conar pelo Mercado Livre
 (Germano Lüders/Exame)
(Germano Lüders/Exame)
M
Marina FilippePublicado em 30/06/2021 às 20:12.

Não é incomum que concorrentes briguem pelo uso de imagens e frases na publicidade brasileira. Neste ano, por exemplo, houve uma briga entre KFC e Popeys sobre quem faz o "Melhor Frango Frito do Mundo". Agora é a vez do Mercado Livre e Magazine Luiza na disputa pela entrega mais rápida do Brasil.

Nesta quarta-feira, 30, o Conselho Nacional De Autorregulamentação Publicitária (Conar) deu fim em uma etapa de um caso iniciado pelo Mercado Livre, quando e entrou com pedido de liminar apresentada para exame da campanha do Magazine Luiza, com alegada irregularidade a partir da promessa de superioridade relativa ao tempo de entrega dos produtos, afirmando ser “a entrega mais rápida” de forma genérica. 

Depois de apresentação de documentos e pesquisas, que incluem a performance de outros concorrentes, o Conar autoriza autoriza o Magalu a afirmar que tem “a entrega mais rápida do Brasil” apenas com a delimitação do disclaimer “de acordo com análise comparativa independente durante o período x”.

Há cerca de dez dias, o Magalu anunciou a entrega em até uma hora em 11 cidades brasileiras: Aracaju; Belém; Campina Grande (PB); Fortaleza; João Pessoa; Maceió; Recife; Ribeirão Preto (SP); São Paulo; Salvador; e Teresina. Mas outras dez localidades já estão em estudo.

Esta não é a primeira vez que o Mercado Livre busca uma falha na concorrência. Também neste ano, a empresa foi ao Cade contra a compra da Hub Fintech, mas a compra pelo Magalu foi aprovada.

Procurado por EXAME, o Magazine Luiza não comentou o caso. O Mercado Livre envio o seguinte parecer:

"O Mercado Livre informa que vai recorrer da decisão, que permitiu ao Magazine Luiza adotar o claim "entrega mais rápida do Brasil". Reforça ainda que, em 30 de junho, a companhia recebeu decisão favorável, e contra o Magazine Luiza, em outro processo movido pelo concorrente junto ao Conar. A decisão permite ao Mercado Livre continuar a adotar o claim "entrega mais rápida do Brasil", desde que inclua um disclaimer que delimite com clareza e veracidade os parâmetros utilizados para afirmar tal liderança".

Ainda segundo a companhia estudos foram realizados e comprovam que, dentre os prazos de entrega de todos os marketplaces pesquisados, o Mercado Livre tem a entrega mais rápida do Brasil.